Investimentos30 de agosto de 2021 Tempo de Leitura: 7 minutos

Consultor de crédito: tudo o que você precisa saber

Por Redação Nexoos

O consultor de crédito ajuda empresas que precisam de empréstimo a encontrarem as melhores modalidades de crédito para seus negócios e ainda podem ser remunerados por isso

Um consultor de crédito é o profissional que pode ajudar muitas empresas que estão em busca de um empréstimo, seja para investir na expansão de seus negócios, garantir um fôlego em seu fluxo de caixa ou refinanciar dívidas.

O consultor pode ser um correspondente bancário, um contador, profissional financeiro ou administrativo, que atua auxiliando negócios que precisam de crédito. Esse profissional pode trabalhar com diversos setores ou ser especializado em algum nicho de mercado, e estuda o mercado de crédito e quais são as maneiras e planos que mais se encaixam nos perfis de seus clientes.

Se você é um consultor e pesquisa mais informações sobre como trabalhar com a modalidade de crédito, chegou ao local certo!

Aqui vamos explicar mais detalhes sobre este serviço, quais as vantagens e o que é preciso para ser um consultor, além de informar como você pode ser um consultor Nexoos e ter uma porcentagem da operação que você indicar.

Boa leitura! 

Diferenças entre consultor de crédito e consultor de investimentos 

diferença consultor de crédito e consultor de investimentos

O consultor de crédito e o consultor de investimentos correspondem a duas áreas de atuação dentro do mercado financeiro que geram grandes oportunidades. Porém, não são a mesma coisa. Cada um dos profissionais têm atribuições distintas dentro de uma instituição financeira. 

Nesse tópico, vamos esclarecer essas diferenças de acordo com o escopo de cada uma dessas profissões, que envolve:

  • Média salarial
  • Dia a dia no mercado
  • Produtos oferecidos
  • Clientes

Enquanto um consultor de crédito trabalha com empresas que solicitam empréstimos em instituições financeiras, o consultor de investimento trabalha com pessoas físicas ou jurídicas que querem investir. 

Vamos entender essas diferenças.

O que é um Consultor de Crédito? 

Um consultor de crédito é o profissional que atua no mercado para auxiliar empresas na contratação de empréstimos. 

Ou seja, ele atua como uma ponte entre a empresa e a instituição financeira para auxiliar na concessão do crédito solicitado. O consultor de crédito pode ser um correspondente bancário, até um contador que percebeu a necessidade de crédito no negócio de um cliente. 

No entanto, esse profissional precisa entender alguns termos e processos do mercado de crédito, dado que ele precisará analisar taxas, melhores condições e a viabilidade do empréstimo empresarial de acordo com a necessidade de cada empresa.

Além disso, o mercado oferece várias opções de crédito, que têm características e custos diferenciados. E vale lembrar que um produto, mesmo que seja de uma mesma instituição, pode apresentar condições diferentes, de acordo com o perfil de cada cliente. 

O papel do consultor é orientar as empresas durante o processo de solicitação e escolha de crédito. Assim, ao conhecer bem seus clientes e os produtos disponíveis no mercado, ele geralmente consegue encontrar soluções que melhor atendam as empresas e contribui para que as concessões de crédito sejam bem sucedidas. 

Entre os as funções desempenhadas por estes profissionais, que fazem o intermédio no mercado de crédito, estão:

  • Análise de crédito;
  • Negociação entre credores e devedores;
  • Negociação de crédito e hipotecas;
  • Realização de visitas técnicas em clientes;
  • Elaboração de relatórios dos clientes.

Na Nexoos, o consultor de crédito trabalha com a indicação e orientação das empresas que desejam uma linha de crédito. O papel do consultor é identificar as necessidades das empresas e quais produtos de crédito estão disponíveis no mercado e que podem melhor atender seus clientes. 

Para isso, o consultor se envolve e conhece toda a realidade e área de atuação das empresas que solicitam crédito e, junto à instituição financeira, apresenta a melhor forma de conseguir os recursos, com taxas de juros adequadas para ambas as partes. 

O que é preciso para ser um consultor de crédito? 

o que é preciso para ser consultor de crédito

Um consultor de crédito precisa ter conhecimentos sobre finanças, mercado, e o funcionamento de uma empresa, bem como sobre os produtos de crédito oferecidos pelas instituições financeiras. 

Por isso, esses profissionais costumam ter formação superior em Administração de Empresas, Contabilidade e cursos correlatos. Essa formação proporciona ferramentas para que o consultor entenda mais sobre empreendedorismo e como a obtenção do crédito pode ajudar a empresa.

E para se tornar um bom consultor de crédito, algumas características são fundamentais, Entre elas: 

  • Ter facilidade de se comunicar;
  • Ter visão e conhecimento do mercado e segmento em que atua;
  • Conhecer a realidade, dores e desafios das empresas.

Em média, o salário médio nacional de Consultor De Crédito é de R$5.784, dependendo de sua forma de atuação, se de forma autônoma ou por meio de uma instituição financeira. 

O que é um Consultor de Investimentos?

O consultor de investimentos é o profissional que atua com aconselhamento, indicações, recomendações e suporte sobre os investimentos aos seus clientes. Porém, ele não é remunerado nem tem ligação direta com alguma corretora ou instituição financeira específica. 

Além disso, ele precisa ser certificado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e graduado em áreas relacionadas à Finanças como, por exemplo, Economia. Entre as suas principais atribuições estão entender o perfil de investidor dos seus clientes, indicar e recomendar produtos de investimentos.

O que faz o consultor de investimentos?

As atribuições do consultor de investimentos envolvem a gestão da carteira de aplicações dos seus clientes. Para poder realizar uma recomendação de produtos compatível com o que o cliente busca, é necessário que o consultor conheça o perfil de investidor de seu cliente, o que é possível por meio de um teste de “suitability”. 

Esse teste associado a outros dados, indicam ao consultor qual é o apetite de risco dos clientes e seus objetivos de curto, médio e longo prazo. 

Com isso, o consultor de investimentos pode indicar produtos que vão de encontro com as expectativas dos clientes, bem como apontar quais as soluções financeiras que podem ajudá-los a ter sucesso em seus investimentos. É claro que a decisão final de investimento sempre deverá ser tomada pelo cliente, que pode aceitar ou não as sugestões propostas pelo consultor.

Para atuar neste mercado, é preciso ter um grande conhecimento sobre produtos financeiros e seu funcionamento. Listamos abaixo algumas das competências que os consultores de investimentos precisam para executar tarefas de seu dia a dia:

  • análises de ativos;
  • acompanhamento de estatísticas;
  • acompanhamento e criação de indicadores para a composição de carteiras e portfólios;
  • amplo entendimento sobre todas as categorias de produtos de investimento. 

Como o consultor de investimentos trabalha? 

Com o diagnóstico do perfil do cliente, o consultor entenderá mais sobre: 

  • Qual o perfil de investidor do seu cliente;
  • Quais os seus sonhos, metas e objetivos;
  • Qual  o valor disponível para aplicação inicial;
  • Com qual frequência o cliente irá investir;
  • carteiras e investimentos ativos.

Depois de fazer toda essa análise sobre a vida financeira do cliente, o consultor de investimentos pode recomendar produtos financeiros e fazer simulações de diversificação e retorno.

Vale lembrar que o trabalho não se limita a isso. Caso o cliente queira, o consultor de investimentos também pode acompanhar o rebalanceamento e atualizações em sua carteira. 

Esse é um acompanhamento muito válido, dado que o mercado financeiro passa por constantes mudanças que podem ocasionar novas oportunidades de investimento, além de o próprio cliente também optar por outros objetivos devido a uma mudança de cenário econômico ou de sua situação pessoal.

O que é preciso para ser um consultor de investimentos? 

Assim como o consultor de crédito, o consultor de investimentos também pode atuar de forma independente e personalizada. Ou seja, ele não precisa ser contratado por nenhuma corretora ou instituição financeira. 

Entretanto, é fundamental reforçar que as suas indicações de produtos precisam estar sempre alinhadas com as metas financeiras dos clientes. 

Os consultores de investimento podem ser tanto pessoa física quanto jurídica e precisam ter graduação superior em áreas financeiras, além de serem aprovados na certificação da CVM, ou na Certificação de Especialista em Investimentos, da Anbima. 

Adicionalmente, esse profissional precisa atender e ficar atento à Instrução 592 da CVM, que regulariza e dispõe dos direitos e deveres do consultor de investimentos. 

Lançada no dia 17 de novembro de 2017, a instrução 592 regulamenta a profissão do consultor de investimentos e também determina sobre as suas atividades. Esta norma considera que um consultor de investimentos presta serviços de aconselhamento, recomendação e orientação, de forma individualizada e personalizada, aos investidores. 

Segundo a instrução 592, a consultoria de investimentos tem atuação nas classes de ativos, títulos e outras informações que estão relacionadas ao mercado de valores financeiros mobiliários. 

Por fim, no parágrafo 7 do artigo primeiro da instrução, também é prevista a permissão do uso de plataformas que garantem mais agilidade, profissionalismo e alinhamento no trabalho do consultor.

Apesar de o curso superior não ser obrigatório para esta área, o profissional precisa entender sobre os processos do mercado financeiro. Assim, ele saberá avaliar os ativos ideais para os investidores.

O que o consultor de investimentos precisa saber

Para quem está pensando em se tornar consultor de investimentos, alguns conhecimentos são essenciais para o sucesso na área. Desta forma: 

  • Estude o mercado financeiro;
  • Garanta sua certificação;
  • Busque por parceiros e clientes.

Essas etapas são essenciais para que o seu trabalho tenha seriedade, credibilidade, e agilidade, proporcionando uma melhor reputação no mercado e mais atração de clientes. Não deixe de investir nestes conhecimentos!

Como ser um consultor Nexoos? 

como ser um consultor nexoos

Agora que você entendeu tudo sobre a profissão de consultor de crédito, saiba que você pode ser remunerado ao indicar empresas para a Nexoos. 

Portanto, se você é um correspondente bancário, um contador ou trabalha com empresas que necessitem de crédito, pode se cadastrar para indicar empresas e garantir uma renda extra. 

Indicando empresas e ajudando negócios a crescerem e melhorarem a sua saúde financeira, você recebe 1% do valor financiado. E para você se tornar um parceiro Nexoos, é muito simples e seu cadastro pode ser feito de forma 100% online. 

Veja abaixo um passo a passo de como fazer esse procedimento:

  • Cadastre uma empresa: informe as empresas indicadas. Você pode indicar quantas quiser.
  • Envie os documentos: extrato PJ, faturamento, contrato social e IR dos avalistas.
  • Aguarde a análise: nosso time irá realizar a análise de crédito da empresa e, caso aprovada, enviará uma proposta comercial.
  • Seja financiado: com a documentação necessária, a empresa entra na rodada de investimentos e você pode acompanhar online o status de suas indicações.
  • Receba em sua conta: caso o crédito seja aprovado e a empresa assine o contrato, ganhe 1% da operação direto na sua conta.

Viu como é simples? E vale lembrar que, na Nexoos, procuramos pequenas e médias empresas em busca de capital de giro, financiamento ou aquelas que desejem expandir o negócio.

Venha ser um consultor de crédito na Nexoos

A Nexoos é referência no mercado de peer-to-peer lending e já financiou mais de R$550 milhões para pequenas e médias empresas de todo o Brasil, de diversos setores.

Ser um consultor Nexoos é uma forma de aumentar a sua renda mensal. Você pode, inclusive, usá-la para fazer investimentos e variar a sua carteira de aplicações. A Nexoos é confiável e uma das maiores vantagens é que cada consultor trabalha de acordo com a sua própria rotina. 

Se identificou com o perfil de um consultor Nexoos? Faça já o seu cadastro, indique empresas e ganhe 1% da operação direto na sua conta. 

Redação Nexoos

Compartilhe este Artigo   

consultor crédito Investimentos

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.