Empreendedorismo2 de dezembro de 2019 Tempo de Leitura: 3 minutos

A organização financeira e estabilidade empresarial

Por Murilo Bássora

Organização financeira

ÍNDICE

A organização financeira é fundamental para que você conheça a realidade do seu empreendimento. É através dela que você saberá quais pontos estão equilibrados e quais deles devem ser melhorados, exigindo uma atenção maior. Para fazê-la, é necessário ter disciplina e compreender que com ela os negócios fluirão bem.

De suma importância, a organização financeira é um passo-chave para que a empresa esteja sempre equilibrada. No entanto, alguns empreendedores brasileiros não conseguem realizar essa tarefa, pois para muitos faltam noções básicas de  educação financeira e de como gerir essa área da vida. 

Confira neste texto da Nexoos como criar uma rotina e iniciar a organização financeira empresarial

Como fazer a organização financeira

O primeiro passo é separar as movimentações profissionais das pessoais. Por mais que pareça algo simples, é de suma importância categorizar separadamente o que acontece. Confira abaixo algumas dicas de finanças para quem quer se organizar.  

Separe as movimentações pessoais das profissionais

Caso a sua empresa já tenha contas separadas, saiba que você está um passo à frente na estrada da organização financeira. Vale frisar, porém, que essa separação é muito importante e deve ser sempre levada em conta. A seguir, saiba mais detalhes de como fazê-la de forma eficiente. 

Primeiramente, você deve categorizar todas as movimentações financeiras que acontecem na companhia, independentemente da quantia que elas registrem. Para isso, é necessário ter disciplina e compreender que, por mais que o valor pareça pequeno, ele fará diferença no longo prazo. 

Com as tarefas acumuladas, é normal que os rendimentos mensais da companhia se misturem com a reserva pessoal do empreendedor em uma única conta. No entanto, isso não é benéfico para a empresa, uma vez que não é possível saber por onde o dinheiro entra ou o que drena capital do caixa. 

Atualmente, com bancos on-line e outros serviços digitais, o processo de abrir uma conta pessoa jurídica é simples e direto. Mesmo que pareça desnecessário, é crucial que a empresa tenha uma conta separada, pois através dela será possível  identificar o fluxo de caixa e pagar despesas. 

Identifique o fluxo de caixa da companhia

Com um fluxo de caixa bem definido e sabendo todas as entradas e saídas de dinheiro, é possível se planejar a longo prazo e até mesmo investir dinheiro no futuro. A gestão do fluxo de caixa é benéfica, já que é a partir dela que são percebidas as fraquezas e oportunidades que o negócio tem em sua estrutura. 

Corte gastos e poupe dinheiro sempre que possível

Por mais que pareça uma dica comum de organização financeira, cortar despesas e poupar dinheiro são ações que costumam ser deixadas de lado pelos empreendedores. Muitos acreditam que tudo que pode ser feito a respeito de economia já foi realizado e, por esse motivo, não conseguem enxergar soluções. 

Conversar com os fornecedores contratados e pedir descontos, assim como melhores condições para pagamento, é uma ação que deve ser tomada de tempos em tempos. Procurar novos fornecedores também é uma opção caso as condições daquele com o qual você possui contrato não sejam tão boas.

Ao adotar uma postura vigilante em relação aos gastos desnecessários, será possível perceber o surgimento de quantias fruto da atenção redobrada. A economia é muito importante, e escolher ativos corretos para fazer investimentos empresariais é uma ótima forma de construir uma reserva sólida para o seu negócio. 

Acompanhe de perto prazos e pagamentos 

Muitas empresas costumam receber pagamentos parcelados de seus clientes, assim como também pagam seus fornecedores dessa mesma forma. É necessário ter atenção para que os prazos não se confundam, e o empreendedor não conte com o dinheiro em uma data na qual ele não estará disponível.  

Caso o seu negócio tenha maior ou menor rendimento conforme a época do ano, vale fazer uma reserva para evitar o atraso no pagamento de impostos, parcelas de maquinário e outros itens. Com a organização de finanças empresariais, a sazonalidade será facilmente notada e poderá ser contornada com facilidade. 

Usar softwares tecnológicos para ajudar na gestão 

Muitas pessoas se confundem durante o processo de gestão de finanças e não sabem direito como calcular determinados prazos ou impostos. Apesar de ser extremamente necessário que o empreendedor saiba lidar com essas questões, também é normal ter dificuldades e precisar de ajuda. 

Pensando nisso, foram criadas várias facilidades tecnológicas para ajudar os empresários que precisam gerenciar suas finanças e companhias. Esses aplicativos e sites servem para democratizar a compreensão e organização de finanças das empresas, explicando e categorizando de forma simples as movimentações. 

Uma simples busca na internet já é suficiente para encontrar empresas de gerenciamento e contabilidade que possam te ajudar. Ao montar a organização financeira de uma empresa, é possível perceber se a companhia está em uma situação de atenção, cuidados, ou se possui capacidade para crescimento. 

Expansão empresarial é com a Nexoos! 

Se durante a organização financeira você percebeu que sua empresa tem um grande potencial para crescimento e expansão, conte conosco para te ajudar! Aqui, nós conectamos investidores e empresários em uma plataforma simples e totalmente on-line. 

Conheça mais sobre as soluções da Nexoos! Faça seu cadastro na nossa plataforma e converse com a nossa equipe! Teremos prazer em lhe atender. 

Murilo Bássora

Compartilhe este Artigo   

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.