Empreendedorismo5 de janeiro de 2018 Tempo de Leitura: 2 minutos

O que é e como conseguir um empréstimo P2P?

Por Murilo Bássora

Empréstimo P2P

ÍNDICE

A dificuldade de conseguir crédito no mercado e os altos juros praticados no Brasil contribuíram para o desenvolvimento do empréstimo P2P – uma espécie de empréstimo coletivo e descomplicado que está fazendo sucesso no mundo todo. Bem diferente das modalidades tradicionais, ele é uma aposta para o futuro. 

Também conhecida como peer-to-peer lending, essa modalidade de empréstimo conecta virtualmente investidores, pessoas físicas e pequenos ou médios empresários que buscam capital de giro, financiamento para compra de estoque ou troca de dívida.

A plataforma pioneira de P2P lending foi a inglesa Zopa, ainda considerada uma das maiores do mundo. Já no mercado americano, as líderes do setor são a Prosper e a Lending Club, responsáveis pela movimentação de mais de 6 bilhões de dólares desde o início de suas operações.

O empréstimo P2P tem como principal vantagem ser um modelo em que pessoas investem em pessoas ou empresas. Ou seja, não há necessidade de intermediação de um banco para que ocorra a operação. Como consequência, as taxas de juros envolvidas são menores do que as aplicadas em empréstimos tradicionais.

Outros benefícios que envolvem o empréstimo P2P são a praticidade de realizar todo o processo 100% on-line e a redução significativa da burocracia envolvida na tomada de crédito convencional.

Entenda como conseguir um empréstimo peer to peer

O tomador do empréstimo precisa, antes de mais nada, efetuar seu cadastro na plataforma, informando dados que serão solicitados para requerer o crédito. Em seguida, o sistema realiza uma análise de risco para mensurar a probabilidade de o tomador vir a ser inadimplente.

Se aprovada, a solicitação é publicada na plataforma, juntamente com o rating (nota) do risco, tornando o pedido acessível aos investidores, que podem escolher a melhor opção de aplicação do seu capital, considerando a relação risco x rentabilidade.

Quando a quantia solicitada pelo tomador de crédito for 100% financiada, o empréstimo é concretizado, e a verba, transferida para o empresário. Ele terá então a obrigação quitar mensalmente suas parcelas.

P2P lending vale a pena? 

Sim, o P2P lending vale a pena porque é uma transação na qual o empresário paga menores taxas e juros. As transações feitas por esse sistema funcionam de forma mais transparente e objetiva, sendo menos burocráticas. 

Elas também são descentralizadas e dão aos investidores a oportunidade de incentivar o crescimento das companhias e negócios locais. Por meio desses aportes, as pessoas podem ajudar a revitalizar seu bairro e até mesmo melhorar a qualidade de vida da região, que fica mais rica com o passar do tempo. 

Documentos para solicitar o empréstimo P2P 

A documentação para conseguir um empréstimo P2P varia se o tomador for pessoa física ou jurídica. No caso do empréstimo P2P pessoa física, a lista de documentos para solicitar um P2P costuma ser composta por RG, CPF, comprovante de residência e de renda. 

Já para os empresários que querem solicitar o empréstimo P2P, é necessário juntar seus documentos pessoais e todos aqueles da empresa. Especialmente a declaração de faturamento dos últimos 12 meses, CNPJ, NIRE e outros documentos. 

P2P e outras soluções é no marketplace lending da Nexoos! 

Agora que você sabe como funciona o empréstimo P2P, o que acha de conhecer mais sobre e até mesmo solicitar esse empréstimo para a sua empresa? Cadastre-se no site da Nexoos, uma plataforma de marketplace lending, na qual você pode descobrir mais soluções para a sua empresa!  

Converse com a nossa equipe e descubra o que a Nexoos pode fazer pelo seu negócio. 

Murilo Bássora

Compartilhe este Artigo   

empréstimo para empresa empréstimo peer to peer empréstimos online empréstimos p2p empréstimos peer to peer lending club Nexoos peer-to-peer peer-to-peer lending plataforma online de empréstimos prosper zopa

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Comentários

"Boa tarde. Sou proprietário da empresa lvpiscinas.abri esta empresa pouco tempo.nao só fabrico piscinas faz reformas e revestimos ,fazemos piscinas de alvenaria.Esta tao grande a demanda desse serviço que nao tenho dinheiro para materia prima. Para suprir todas demanda cada cinco orçamento no dia três com fechamento de contrato com agendamento. Por isso preciso urgente de um emprestimo para mais matéria prima.se possível tambem mais um meio de transporte"

Leraldo vicente de sousa - 16 outubro, 2019

"Quero um empréstimo! !!"

Edivaldo - 27 maio, 2019

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.