Empreendedorismo5 de outubro de 2021 Tempo de Leitura: 9 minutos

Empréstimo para capital de giro: o seu guia completo

Por Murilo Bássora

guia sobre empréstimo para capital de giro

ÍNDICE

O empréstimo para Capital de Giro é uma linha de crédito disponível aos negócios que precisam dinheiro em caixa, para manter o funcionamento saudável e os pagamentos em dia da empresa.

Afinal, nem sempre a empresa tem recursos próprios para viabilizar seus projetos, enfrentar crises e outras situações que podem ocorrer a qualquer momento ou de forma inesperada.

Da mesma forma, é possível impulsionar seu negócio com ajuda de crédito exclusivo para empresas, um deles é o empréstimo para capital de giro. Porém, muitos empresas desconhecem como utilizar essa linha e acabam se enrolando em dívidas. 

Quer saber o que é capital de giro e quando utilizar esse crédito? Então, confira neste guia completo tudo o que você precisa saber sobre empréstimo para capital de giro e como manter o caixa de sua empresa positivo!

 

Capital de giro: para que serve?

O capital de giro é o valor disponível para garantir as operações da empresa, além de honrar suas dívidas e pagamentos. Nesse sentido, ele inclui as despesas, contas a pagar e o dinheiro disponível em caixa.

Ou seja, o capital de giro é a reserva de dinheiro que uma empresa tem, após descontos das despesas e contas. Usada, por exemplo, para: 

  • Abertura da empresa;
  • Manutenções;
  • Investimentos em novos equipamentos;
  • Pagamentos de contas diversos;
  • Custos de estoque.

O capital de giro não é um recurso que faz parte do lucro da empresa, por exemplo, mas do estoque que o negócio possui, recursos em sua conta bancária, das contas a receber, do caixa. Dessa forma, o capital de giro é um recurso essencial para a empresa funcionar no dia a dia. 

No entanto, algumas empresas não conseguem fazer a reserva necessária para o capital de giro. Neste caso, para evitar retirar recursos de outras áreas da empresa, o indicado é buscar recursos externos para manter as atividades. 

Assim, o negócio continua a funcionar de maneira saudável, sem afetar o crescimento do negócio. 

 

Quando usar o capital de giro?

O capital de giro pode ser utilizado para diversas situações e etapas de um negócio, além de custear operações da empresa.

Dessa forma, o Capital de Giro precisa ser positivo, assim a sua empresa não terá problemas financeiros. Continue a leitura para saber mais detalhes sobre o empréstimo!

 

Como funciona o empréstimo para capital de giro?

O empréstimo para capital de giro é utilizado para atender às necessidades operacionais da empresa, permitindo o seu funcionamento.

A solicitação de um empréstimo para capital de giro pode ser feita como alternativa para muitas empresas para continuar suas operações, mesmo quando a empresa não possui recursos próprios para manter suas atividades. 

 

Tipos de empréstimo para Capital de Giro

Tipos de empréstimo para Capital de Giro

Cheque especial

Em primeiro lugar, temos uma opção na qual você não precisará fazer uma contratação, pois os bancos costumam liberar um limite na conta para pessoas jurídicas, que pode ser utilizado quando quiser.

Por outro lado, os juros costumam ser bem altos, com taxas abusivas, sendo um dos tipos de empréstimo mais caros. 

 

Conta garantida

Ela representa um limite de crédito que a instituição oferece para você, com base em alguma garantia. Assim, a conta garantida apresenta algumas semelhanças com o Cheque Especial, porém com uma taxa menor.  

Alguns exemplos de garantias são os recebíveis por cheque, créditos eletrônicos ou duplicatas, que serão descontados caso sua conta corrente não tenha saldo suficiente para quitar a dívida.

 

Empréstimo pessoal

Aqui, esse tipo exige bastante cuidado, para evitar que você fique endividado. Ou seja, é preciso entender qual é a quantia necessária e em quanto tempo você poderá realizar o pagamento.

Nesse sentido, vale a pena pesquisar antes e entender as linhas de crédito, juros, parcelas, entre outros, para encontrar a instituição que melhor atende a sua realidade.

A principal desvantagem também trata-se das taxas abusivas que tendem a ser maiores que os outros tipos de empréstimo.

 

Empréstimo com garantia de imóvel

Em seguida, podemos afirmar que esse tipo costuma apresentar juros baixos e prazos maiores para o pagamentos, então ele se torna um dos mais vantajosos da lista.

Para adquirir esse empréstimo é preciso ter um imóvel no seu nome, que vai servir como garantia. 

OBS: em alguns casos, você também pode oferecer um carro como garantia.

 

Empréstimo Empresarial

Em resumo, um empréstimo empresarial é destinado a fins comerciais, sendo um segmento em rápida expansão do mercado financeiro, que está recebendo muita atenção dos investidores.

Nesse sentido, as instituições de crédito podem ou não autorizar a transação solicitada pela empresa. Portanto, ela vai fazer uma análise de crédito para entender se ela está de acordo com os requisitos.

A maior vantagem é que no caso das Fintechs existe mais praticidade e as taxas de juros são menores do que em um empréstimo bancário.

 

Cuidados ao pedir empréstimo para capital de giro

Apesar do empréstimo para capital de giro ser uma boa opção para sua empresa manter a saúde financeira e atividades diárias, alguns cuidados são necessários ao solicitar esse crédito. 

Solicitar crédito empresarial é um processo comum no mundo dos negócios. Porém, o que faz a diferença é o tipo, o momento, as taxas contratadas, a quantidade de parcelas e, o mais importante, a instituição financeira que você escolhe. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas de cuidados ao pedir empréstimo para sua empresa. 

 

Procure uma instituição financeira com credibilidade no mercado

Por infelicidade, existem instituições que aplicam golpes de empréstimo, ou que não são transparentes com os seus clientes. A principal dica aqui é fugir de empréstimos de instituições desconhecidas, que prometem muitas isenções ou crédito facilitado. 

Sendo assim, verifique o CNPJ da instituição da qual está contratando o empréstimo, busque sobre ela em sites de proteção ao consumidor, como o Reclame Aqui. Avalie também se não há histórico de reclamações graves ou até mesmo notícias negativas sobre a empresa. 

A Nexoos, por exemplo, é uma fintech que busca simplificar ao máximo a liberação de empréstimos para os empresários. 

 

Utilize o empréstimo de capital de giro apenas para o fim que ele se destina

O gerenciamento do capital de giro é um dos alicerces para manter as atividades do negócio. Então, quando o crédito é solicitado para esse fim, evite diluir o dinheiro para outras finalidades. Senão, você corre o risco de não ter a reserva necessária para honrar suas despesas e manter suas operações. 

 

Calcule os custos do empréstimo e demais tarifas

O custo final de um empréstimo envolve algumas taxas. Nas instituições bancárias e no sistema financeiro tradicional elas costumam ser maiores do que no peer-to-peer lending. Os dois principais pontos que você precisa entender e avaliar são: os juros aplicados, e o Custo Efetivo Total (CET).

Faça os cálculos e não caia em uma cilada!

 

Solicite apenas empréstimos que possuam taxas de juros que a empresa pode pagar

Essa dica pode parecer óbvia, porém muitos gestores pecam na hora da contratação e a conta não fecha. Taxas de juros maiores do que a empresa pode pagar podem virar uma bola de neve de dívidas. Assim, ao invés de ajudar, o crédito pode se tornar um débito que impede outras atividades. 

Portanto, estude instituições com taxas de juros competitivas e que cabem no planejamento financeiro do seu negócio. Para isso, você precisa pesquisar, pois a diferença entre uma instituição e outra pode ser muito grande. 

Na Nexoos, acreditamos que um negócio só é bom quando é bom para os dois lados. Por isso, as nossas taxas de juros são competitivas com o mercado. 

 

Vantagens do empréstimo para capital de giro

Uma empresa que precisa utilizar recursos externos para conseguir manter suas operações diárias encontra no empréstimo para capital de giro um aliado para garantir o funcionamento do negócio. Essa modalidade de empréstimo oferece muitas vantagens, como:

 

Baixa taxa de juros

No empréstimo para capital de giro, a sua empresa pode contar com uma das taxas de juros mais baixas. Com isso, além de ter dinheiro para viabilizar seu negócio no dia a dia, também vai ter a vantagem de pagar bem menos por isso, ainda mais comparado a outros créditos oferecidos pelo mercado. 

Na Nexoos, por exemplo, ao solicitar o capital de giro, as taxas são variáveis. 

 

Solicitar outro empréstimo ao pagar parte dos valores do capital de giro

Algumas instituições, como a Nexoos, permitem que você solicite outro empréstimo ao amortizar os valores do empréstimo, ou seja, fazer refinanciamento. Cada instituição possui regras diferentes para essa solicitação.

No empréstimo Nexoos, você consegue solicitar outro crédito após pagamento de 50% do primeiro empréstimo, permitindo que a sua empresa tenha os recursos necessários para manter as operações diárias e o crescimento a longo prazo. 

 

Prazo maior para pagamento 

O prazo de pagamento do empréstimo para capital de giro é longo. Pois assim, a empresa consegue obter os recursos que precisa em pouco tempo, mas possui um prazo maior para pagar o empréstimo.

Na Nexoos, o empréstimo para capital de giro pode ser pago entre 1 a 24 meses, conforme o cliente e valores solicitados. 

 

Maior segurança para a empresa

Cumprir as obrigações da empresa é fundamental para manter a saúde financeira e evitar a sua falência, e com o capital de giro isso é possível. 

Assim, a organização que utiliza o empréstimo para capital de giro consegue cumprir com as despesas e obrigações que possui e assim ter mais equilíbrio e segurança para manter suas operações a longo prazo. 

 

Permite equilibrar as contas

Todo negócio pode ter dificuldades financeiras, seja qual for as razões para isso, o empréstimo para capital de giro permite que a empresa equilibre as contas.

Por isso, uma empresa que não possui uma reserva para ser usada como capital de giro, em geral, não consegue realizar suas atividades, afetando assim sua manutenção e permanência no mercado.

Muitas vezes, uma empresa que não possui capital de giro o suficiente para cobrir suas despesas vai à falência.

 

Como solicitar empréstimo para capital de giro na Nexoos?

A Nexoos é uma fintech que atua no modelo marketplace lending. As empresas cadastradas e aprovadas ficam disponíveis para receber os financiamento dos investidores na nossa plataforma. 

Quer utilizar o empréstimo para capital de giro na Nexoos? Então, confira os critérios para fazer a sua solicitação:

  • Faturamento anual da empresa deve ser igual ou superior a R$ 400 mil;
  • No mínimo 12 meses de CNPJ;
  • Empresa não deve ter nenhum tipo de pendência;
  • Representantes e sócios da empresa não podem ter nenhum tipo de pendência.

 

Na Nexoos, nós não exigimos nenhuma garantia real dos nossos clientes, como veículos ou imóveis. A garantia exigida é de apenas um avalista. 

Se houver algum problema para ter acesso a algum avalista apto a solicitar o empréstimo de capital de giro, saiba que facilitamos também essa etapa, já que os próprios sócios ou representantes da empresa podem ser os avalistas. 

Oferecemos a facilidade na hora de obter o empréstimo para capital de giro e outros créditos, pois nascemos com um objetivo principal – a de quebrar as barreiras da burocracia. 

Dessa forma, você garante que a sua empresa tenha os recursos necessários no momento que precisa, por meio de um processo simples e online. Basta realizar sua solicitação de crédito pelo nosso site, seguindo nosso passo a passo e completando seu cadastro. 

Após o processo de análise de crédito, caso sua proposta seja aprovada pela Nexoos, você garante o dinheiro na conta da sua empresa, de forma prática e segura. 

Capital de giro para a sua empresa

Qual o limite de empréstimo para capital de giro na Nexoos?

Se você precisa solicitar o empréstimo de capital de giro na Nexoos, é essencial também conhecer os valores que podem ser solicitados. 

O limite de empréstimo para capital de giro é de: 

  • Limite mínimo: R$15 mil;
  • Limite máximo: R$5000 mil.

Ainda mais, ao fazer o empréstimo para capital de giro da Nexoos, você tem bastante tempo para pagar, facilitando as contas mensais da sua empresa, sem deixar de arcar com as parcelas do crédito ou qualquer outra obrigação do seu negócio, por exemplo.

Afinal, ao utilizar o nosso empréstimo de capital de giro, seu negócio pode realizar outros projetos, como:

  • Investir em estoque;
  • Equilibrar o fluxo de caixa;
  • Permitir maior harmonia nas operações do dia a dia;
  • Entre outras vantagens que o uso do empréstimo de capital de giro oferece a uma empresa.

 

Como se cadastrar na Nexoos para solicitar empréstimo de capital de giro

Para se cadastrar e solicitar o empréstimo de capital de giro para sua empresa é simples e rápido, basta seguir o passo a passo:

Na página inicial da Nexoos, clique na opção “Quanto você precisa”, adicione o valor exato que sua empresa precisa. 

Após informar o valor, clique na opção “Faça uma cotação”. Nesta opção, você precisa informar alguns dados, como:

  • CNPJ
  • Endereço de e-mail
  • Faturamento mensal da empresa

Após informar todos os dados, é só finalizar o seu pedido, que será sujeito a análise de crédito pela Nexoos.

Ao enviar a sua solicitação de empréstimo de capital de giro, nossa equipe faz uma análise para verificar se você está dentro do perfil para solicitar o crédito.

Depois de confirmar a operação, a Nexoos entrará em contato para que nos conte um pouco sobre você e possa fazer a confirmação do e-mail e ativação da sua conta. 

Ao ativar a conta, é a hora de você contar sobre a sua empresa, informando sobre avalistas e faturamento.

Ao confirmar a operação, a Nexoos já inicia a análise de crédito para verificar a possibilidade da concessão do crédito.

Com isso, sua empresa pode ter acesso ao empréstimo de capital de giro sem burocracia, por meio de um processo online, rápido e seguro. 

Você ainda ficou com alguma dúvida? Então, entre em contato com a equipe da Nexoos!

 

 

 

Murilo Bássora

Compartilhe este Artigo   

Capital de Giro empréstimo

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.