Empreendedorismo31 de agosto de 2021 Tempo de Leitura: 9 minutos

Empréstimo empresarial: o guia para sua empresa ter crédito

Por Redação Nexoos

empréstimo empresarial

O empréstimo empresarial não é o vilão das finanças. Ele pode ser a oportunidade de crescimento e de organização financeira do negócio. 

O empréstimo empresarial é um importante recurso utilizado por empresas de pequeno e médio portes para obter capital de giro, quitar dívidas ou investir. Porém, ele ainda é um tabu para muitos empresários, seja pela burocracia de algumas instituições de crédito, seja pelo acesso. 

Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Sebrae, em 2020, foram mais de R$87 bilhões só no segundo semestre. Isso representa um aumento de 25% se comparado ao ano anterior. 

Contudo, ainda que o volume total de crédito concedido tenha aumentado 35%, dois terços dos micro e pequenos empresários relatam dificuldades na obtenção de linhas atrativas e direcionadas para estas empresas. Afinal, as burocracias e altas taxas dos bancos dificultam esse processo. 

Nesse artigo, você vai conferir todas as particularidades do empréstimo empresarial e como conseguir o seu. Se você ainda tem dúvidas sobre como pegar um empréstimo com CNPJ, esse texto é para você. Confira conosco e boa leitura!

O que é empréstimo empresarial?

O empréstimo empresarial é uma modalidade de contrato realizado entre a empresa e uma instituição financeira (fintechs, bancos, financeiras, etc.) com a finalidade de obter certa quantia. O valor proposto precisa ser devolvido em determinado prazo, que será estabelecido entre as partes envolvidas e a partir da aplicação de uma taxa de juros.

De modo geral, as instituições de crédito podem ou não autorizar a transação requerida pela empresa. Para isso, ela realizará uma análise interna de dados para criar suas regras para a concessão de crédito.

Outro fator importante a se considerar é que no empréstimo empresarial, assim como no empréstimo pessoal, o cliente tem direito de antecipar parcelas e amortizar a dívida, a qualquer tempo, o que difere ambos são, normalmente, os trâmites para sua solicitação e a documentação que precisa ser apresentada. No empréstimo empresarial é necessário que se apresente informações da empresa, além dos documentos pessoais. 

Tipos de empréstimo empresarial

tipos de empréstimo empresarial

O empréstimo empresarial não funciona em uma única modalidade. Por isso, é essencial que a empresa considere qual a melhor solução para suas necessidades. Dessa forma, é preciso que se conheça os tipos de empréstimos para empresas disponíveis e suas particularidades. 

Abaixo, elencamos os principais deles.

Antecipação de receita

Também conhecida por desconto de duplicatas, a antecipação de receitas ou de recebíveis acontece quando o empresário deseja receber antes da data proposta os créditos aos quais tem direito.

Para isso, ele procura esta modalidade e fatura documentos com vencimento posterior em prazo menor. Isso acontece, por exemplo, quando o cliente faz compras parceladas no cartão de crédito, mas o empreendedor precisa dos valores antes do vencimento destas parcelas. Assim, ele antecipa o recebimento. 

Investimento fixo

O investimento fixo trata das operações de empréstimo empresarial destinadas a financiar os custos iniciais para implantação, expansão ou modernização da empresa. 

Em outras palavras, se busca esta modalidade quando se pretende repor maquinário ou equipamentos, móveis, utensílios ou veículos. Além disso, ele também serve para a realização de obras civis ou reformas nas instalações.

Investimento misto

Por sua vez, o investimento misto associa o investimento fixo, citado acima, com o capital de giro da empresa. Dessa forma, ele leva em conta a aquisição de crédito para comprar matéria-prima, insumos ou mercadorias. 

Normalmente, as empresas que utilizam desse recurso buscam maior rotatividade de suas atividades, ampliação dos negócios ou mesmo quitação de dívidas para saúde financeira.

Para que essa modalidade de empréstimo empresarial seja aprovada, é pré-requisito que a empresa esteja ativa e formalizada. Além disso, sua  documentação precisa estar regular e em dia.

Empréstimo empresarial ou financiamento? 

empréstimo empresarial ou financiamento

Ao escolher uma linha de crédito para pequenas empresas, é sempre importante ter em mente quais as expectativas e soluções que ele irá proporcionar. Por isso, a comparação entre o empréstimo empresarial e o financiamento se tornam obrigatórias, a fim de adequar o planejamento de sua empresa às suas finanças.

Em resumo, o empréstimo empresarial possui menos burocracia e tempo mais curto de liberação do que o financiamento. Na Nexoos, por exemplo, após a captação de recursos da proposta, em até 7 dias o valor disponibilizado estará na conta do cliente. E tudo isso é realizado de maneira 100% online e segura.

Pense em uma empresa de pequeno ou médio porte que precisa ajustar o fluxo de caixa, quitar uma dívida com um fornecedor importante ou resolver alguma questão urgente. 

Com o empréstimo para Pessoa Jurídica, ela será capaz de pagar menores juros e ter o valor disponível em um tempo hábil para não parar seus negócios. E o pagamento pode ser realizado em até 24 meses.

Já o financiamento tem caráter de prazo maior e está relacionado a um uso específico do valor recebido. Com isso, o dinheiro fica condicionado à realização de uma obra, aquisição de equipamentos ou mesmo capital de giro e não pode ser utilizado para outros fins. 

Ao comparar o empréstimo com o financiamento empresarial, é possível perceber que ambas as alternativas podem suprir a ausência de recursos. Porém, precisam de uma análise criteriosa para compreender o momento em que cada um é mais adequado.

O que são empréstimos coletivos? 

O empréstimo coletivo é uma modalidade de empréstimo empresarial com linhas de crédito para pequenas e médias empresas. O que o difere das outras formas de crédito é que ele é realizado segundo a modalidade peer-to-peer, ou seja, de pessoa para pessoa

As solicitações de empréstimo ainda passam por análise de crédito e verificação de documentação, mas, diferente de operações tradicionais de empréstimo, nesse caso não há um banco intermediando  o processo, o que torna tudo mais rápido, eficiente, menos burocrático e mais em conta para o empresário. 

Aliás, os empréstimos coletivos estão em alta no mercado financeiro justamente porque ele possibilita que vários investidores emprestem para uma mesma empresa.

Pense da seguinte forma: você precisa de 400 mil reais e não há um investidor que disponibilize esse valor total. Ao acessar a plataforma que irá cuidar do empréstimo, como a Nexoos, por exemplo, vários investidores podem fornecer uma parte do valor, até que o crédito total seja obtido. 

O valor final será fornecido após completar todas as cotas do empréstimo e o procedimento é acompanhado tanto por todos os agentes envolvidos no processo, ou seja, o solicitante, os investidores e a Nexoos.

Por acontecer sem intermediários, temos dois agentes diretos nos empréstimos coletivos: os investidores e os empreendedores. Enquanto os primeiros decidem qual projeto financiar, os últimos solicitam o crédito para sua empresa, conforme sua necessidade.

Vantagens do empréstimo coletivo 

O empréstimo coletivo empresarial é referência entre as modalidades de concessão de crédito por sua ampla gama de possibilidades. Isso porque ele pode ser destinado tanto para investimento fixo, antecipação de receitas, capital de giro ou qualquer outro gasto que a empresa terá antes de operar. 

Caso o empreendedor já tenha uma empresa ativa, ele pode solicitar o empréstimo coletivo para expandir a empresa ou ampliar sua atuação. Já para quem procura um investimento com maior rentabilidade, o empréstimo coletivo é uma excelente alternativa para investidores diversificarem a carteira.

Ao eliminar o intermediário, as taxas de juros são menores e os retornos esperados maiores. Além disso, um investidor do mercado Peer to Peer Lending recebe mensalmente, conforme pagamento da empresa, a sua parte com os juros aplicados. Dessa forma, ele apoia o crédito produtivo de empresas e ainda lucra com o investimento.

Uma das razões para os juros serem menores é o spread bancário. Como os bancos não participam desse processo, não há a ocorrência desses custos. Isso reduz os custos para os empresários ao mesmo tempo que possibilita maiores retornos aos investidores. 

Mas é seguro? 

Sim. Fazer empréstimo empresarial com peer-to-peer lending na Nexoos é seguro. Mesmo não tendo a intermediação de bancos, toda a plataforma tem tecnologia de ponta para proteger os seus dados. 

Além disso, somos uma instituição financeira, regulada pelo Banco Central para funcionar como Sociedade de Empréstimo entre Pessoas. Além de fiscalizados e enquadrados nas Normativas de Segurança Cibernética do Bacen. 

Como fazer empréstimo empresarial?

como fazer empréstimo empresarial

Todos sabemos que é da natureza de qualquer empresa, em algum momento, precisar de recursos externos para sanar dívidas ou fazer um investimento. Logo, pensar nessa possibilidade não precisa ser um tabu ou causar transtornos.

Afinal, o empréstimo não é o vilão das empresas, mas sim as altas taxas de juros que vemos no mercado e a falta de planejamento financeiro. Pelo contrário, as linhas de crédito podem evitar que a empresa entre em dívidas piores, ou não tenha a oportunidade de crescer e melhorar. 

Por isso, é essencial que a empresa sempre se pergunte sobre a finalidade do dinheiro que precisa pedir emprestado e sua capacidade de pagamento.

Para que o empréstimo se torne um aliado nas decisões e no planejamento financeiro empresarial, ele precisa estar alinhado com boas práticas. As principais observações a se fazer estão relacionadas abaixo.

Revise o seu plano de negócios

De nada adianta obter mais recursos se o seu plano de negócios não for minuciosamente avaliado. Dessa forma, a solução para um respiro financeiro, readequação de serviços ou mesmo ampliação de negócios será inválida.

Sempre que a empresa passar por grandes mudanças na gestão, nas metas e nos produtos (ou serviços), o plano de negócios deve ser revisado e readequado à nova realidade. 

A revisão do plano de negócios de uma empresa precisa considerar o mercado onde ela está inserida e o valor agregado dos produtos ou serviços. Além disso, é necessário avaliar sua estrutura financeira. Para isso, é necessário entender custos e despesas de modo a potencializar vendas e faturamento.

Avalie a documentação necessária 

O segundo ponto a ter em mente quando se pensa em uma linha de crédito empresarial diz respeito à documentação da empresa. Muitos empresários não levam a sério a formalização e pagamento em dia das responsabilidades fiscais e tributárias. E recorrer a isso apenas no momento da solicitação de crédito pode gerar dores de cabeça.

Por isso, confira a documentação necessária e a tenha com acesso facilitado. Em geral, você precisa estar com o CNPJ corretamente regularizado, o contrato social atualizado e acesso ao faturamento anual assinado pelo contador. Este último também pode ser substituído pelo extrato do Simples Nacional.

Toda essa documentação diz respeito às boas práticas de funcionamento da empresa, e precisa estar formalizada para que seja possível uma análise adequada por parte da instituição que irá conceder o crédito.

Além disso, os documentos fiscais e tributários precisam estar em dia não somente para pedir empréstimo empresarial, mas porque qualquer desencontro de informações pode levar a problemas com a Receita Federal. 

Pesquise sobre as instituições

Com o plano de negócios e a documentação em dia, é o momento de conhecer a instituição financeira que poderá te fornecer o crédito pretendido. Para isso, a Internet é uma excelente ferramenta de pesquisa. 

Não apenas para avaliar a credibilidade da instituição como para consultar seu histórico em operações semelhantes e ter acesso a seus demonstrativos financeiros.

Aliás, ao procurar sobre qual é o melhor banco para fazer empréstimos para empresas, você irá descobrir porque as fintechs despontaram no mercado. Para isso, sites como o Reclame Aqui podem ser excelentes ferramentas, além da consulta na página oficial da instituição.

A Nexoos, fundada em 2016, se tornou referência no Peer to Peer Lending justamente por esse motivo. Por meio de uma plataforma simples e intuitiva, o foco da fintech é em democratizar o acesso ao crédito.

Entenda as taxas de juros

Não é possível falar de empréstimo sem falar de taxas de juros. Mas muito mais do que conhecê-las, é preciso que você consiga calculá-las de maneira exata e precisa. 

Dessa forma, conseguirá entender tudo que está envolvido nos trâmites e analisar se estão de acordo com sua capacidade de pagamento. 

Na Nexoos, o custo efetivo total (CET) de um empréstimo empresarial tem taxas a partir de 1,68%. E tudo isso, sem a necessidade de apresentar bens como garantia em suas operações.

Além disso, na Nexoos não há nenhuma cobrança pela análise da solicitação de crédito, e após o empréstimo aprovado, suas condições serão determinadas pelo seu histórico financeiro. Com o empréstimo aprovado e o valor necessário captado na plataforma, a empresa recebe seu empréstimo em até dois dias úteis. 

O motivo de a Nexoos praticar taxas tão competitivas está relacionado à ausência de taxa administrativa, comum em bancos, e ao processo 100% online que barateia os custos envolvidos. Além disso, acreditamos que toda negociação só é boa quando é boa para os dois lados. 

Empréstimo empresarial é na Nexoos 

A Nexoos é uma fintech que atua no modelo marketplace lending. As empresas que precisam de empréstimo empresarial são cadastradas em nossa plataforma e, sendo aprovadas, ficam disponíveis para os investidores aplicarem. 

Para realizar o seu empréstimo empresarial através do Peer-to-Peer Lending da Nexoos, o primeiro passo é ter uma empresa com CNPJ ativo há pelo menos um ano. Além disso, ela precisa ter o faturamento anual igual ou superior a R$500 mil. 

Os empréstimos solicitados na Nexoos podem ser de R$15mil a R$500 mil, com prazo máximo de 24 meses e possível solicitação de um novo empréstimo após 50% da amortização do primeiro financiamento.

Para se cadastrar na plataforma basta acessar o site e enviar a documentação da empresa e dos avalistas, com comprovante de endereço e declaração de Imposto de renda para análise.

Após aprovada, sua empresa está apta para captar um investimento. A Nexoos disponibiliza as empresas solicitantes de crédito na plataforma todas as segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 20h30. De maneira descomplicada e 100% online.

Ficou com alguma dúvida, ou precisa de empréstimo sem taxas exorbitantes? Acesse o nosso site e dê os primeiros passos para o crescimento e saúde financeira do seu negócio. 

Redação Nexoos

Compartilhe este Artigo   

empréstimo emprestimo empresarial linhas de crédito

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.