Empreendedorismo4 de janeiro de 2018 Tempo de Leitura: 2 minutos

Dinheiro não é tudo: veja 4 coisas que a sua empresa precisa buscar

Por Murilo Bássora

ÍNDICE

Quando uma empresa está bem financeiramente o sucesso é garantido, certo? Errado! No mundo dos negócios também vale a premissa de que o dinheiro não é tudo. Ele é, sim, um fator de suma importância, mas existem outros quesitos que são igualmente indispensáveis.

Você já parou para pensar no quanto seus funcionários se sentem bem em trabalhar na empresa? No que o consumidor acha dos seus produtos ou serviços? Quais os anseios dos clientes em termos de inovações e novos itens?

Todas essas questões também são capazes de determinar o crescimento de uma instituição. Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, confira abaixo 4 itens que devem ser levados em conta para o desenvolvimento da empresa.

1. Planejamento e controle de processos

De nada adianta ter dinheiro se você não vai planejar bem as formas de investi-lo — ou pior, se vai deixar a empresa sujeita a situações que tragam prejuízo. É por isso que fazer um planejamento é o melhor caminho.

Você precisa saber quais ações serão tomadas e de que forma ocorrem os processos internos da companhia. Combater desperdícios e cuidar do fluxo de produtos em estoque são algumas das principais ações que precisam ser feitas.

2. Tratamento e motivação das pessoas

Outro fator que precisa ser gerido com muito cuidado é o capital humano. Lembre-se de que boa parte do que acontece na empresa depende da ação dos colaboradores. Quando eles se tornam desmotivados, há grandes chances da empresa não sair do lugar.

É por isso que a motivação deve ser uma preocupação constante do gestor. Oferecer treinamentos, reconhecer acertos, dar benefícios por produtividade e incentivar o trabalho em equipe estão entre as principais práticas para manter os funcionários motivados e empenhados.

3. Foco em uma análise de mercado periódica

Você sabe como está o mercado do seu ramo? Lembre-se sempre de que tudo o que se relaciona a pessoas está em constante transformação. Dessa forma, o mercado no qual você atua também se modifica.

Você precisa acompanhar essas mudanças para continuar sempre em alta e ganhar a preferência do público que ainda não chegou a você. Entretanto, para conhecer e entender essas mudanças, é necessário ouvir o que o mercado tem a dizer.

É por isso que as pesquisas de mercado são ferramentas tão importantes. Entretanto, devem ser seguidas por uma análise que levará a empresa a entender quais as melhores práticas a serem desenvolvidas. Se os dados obtidos ficarem guardados em gavetas, a pesquisa perde todo o seu sentido.

4. Satisfação dos clientes

Após entender o mercado, é necessário pensar no seu cliente. Ele está satisfeito com o que você oferece? O que mais ele espera da sua empresa? A satisfação de um consumidor depende do que você entrega a ele e da forma com que você faz isso.

Muito mais do que atender as necessidades dele, você precisa surpreendê-lo e encantá-lo. Muitas empresas acabam perdendo mercado ao longo do tempo porque não se interessam em saber o que seus clientes pensam.

Percebeu por que o dinheiro não é tudo o que a sua empresa precisa para ser bem-sucedida? Entretanto, ele também é importante para investir em todos esses itens acima e manter um capital de giro saudável é fundamental.

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Murilo Bássora

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