Empreendedorismo1 de dezembro de 2021 Tempo de Leitura: 6 minutos

8 vantagens de abrir uma conta PJ em um banco digital

Por Murilo Bássora

conta pj

ÍNDICE

Em janeiro de 2021, surgiram mais de 300 mil novos empreendimentos no Brasil, um número recorde desde 2010, segundo a pesquisa da Serasa Experian.

Portanto, sabemos que a concorrência é grande e existem diversos desafios, então qualquer ferramenta ou serviço que venha para facilitar as atividades é bem-vinda, não é? Um exemplo disso é abrir uma Conta PJ em um Banco Digital!

Com esse enorme potencial de aquisição de clientes e o cenário propício ao empreendedorismo, startups e fintechs estão se voltando aos microempreendedores individuais (MEIs), startups e pequenas empresas, a fim de simplificar a vida das pessoas físicas por trás da pessoa jurídica (PJ).

Entre os diversos serviços oferecidos por fintechs para as PJs, está os bancos digitais, que surgiram com foco em pessoa física, mas passaram a oferecer a mesma inovação, rapidez e experiência para as pessoas jurídicas.

A partir disso, vamos entender o que é uma conta PJ em conta digital, suas vantagens e os principais bancos. Espero que goste!

 

O que é uma conta PJ?

Em síntese, uma pessoa jurídica é qualquer empresa ou organização que tenha direitos e responsabilidades legais, incluindo depósitos fiscais. 

Uma pessoa jurídica pode assumir obrigações, como solicitar empréstimos e pagar dívidas, por exemplo, podendo ser responsabilizada pelos resultados dessas ações judicialmente.

Nesse sentido, a conta PJ permite que uma empresa tenha acesso a algumas funcionalidades que as contas pessoais não têm. Por exemplo, os serviços comuns como empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras e outros do Governo, possuem condições especiais para as empresas.

Assim, para abrir uma conta PJ, é preciso ter um CNPJ, também conhecido como Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e ser uma empresa formalizada. Essa conta pode ser tanto física, quanto online.

A seguir, vamos entender quais os benefícios de optar pela opção digital!

 

1. Sem papelada e burocracia

Visitas à agência no horário de almoço, filas intermináveis, papéis e mais papéis para serem preenchidos e assinados…

Essas cenas já não existem mais para quem tem uma conta 100% digital.  Todos os processos, desde a abertura da conta, consulta de saldo, extrato e transferências, por exemplo, são feitos online, seja pelo aplicativo ou pela plataforma de internet banking, sem precisar marcar horário ou depender do gerente do banco.

 

2. Atendimento 24 horas, onde você estiver

E como nas contas digitais tudo é digital, o atendimento não poderia ficar de fora.

Em outras palavras, nos principais bancos digitais, o atendimento é feito por chat, e-mail ou redes sociais, 24 horas, todos os dias, para ajudar àqueles que trabalham em qualquer horário, inclusive de madrugada. Alguém aí se identificou? 

Para quem ainda prefere usar o telefone para tirar dúvidas, essa também é uma opção disponível.

 

3. Cartão virtual para compras online

Um dos maiores desafios para quem está começando a empreender é ter um histórico de crédito. Se você empreende, provavelmente já sentiu isso na pele.

Para que um banco tradicional possa oferecer um cartão de crédito a uma nova empresa, é preciso validar algumas informações que são fornecidas pelo cliente e outras analisadas em bancos de dados de mercado.

Assim, sem o histórico, fica difícil ter uma análise precisa, o que muitas vezes acaba em uma negativa quando o cartão de crédito é solicitado.

Porém, as fintechs já trouxeram uma solução para esse problema! O cartão virtual disponibilizado por app é uma facilidade para quem busca fazer compras ou assinar serviços online, mas não possui cartão de crédito.

 

4. Além de todos os outros serviços de uma conta PJ tradicional

Os bancos digitais têm na sua essência, valores como inovação e usabilidade, mas também apresentam todos os serviços essenciais, que são oferecidos pelos bancos tradicionais.

Por isso, é possível fazer saques, transferências, emissão de boletos, pagamento de contas, consulta de saldo e extrato sem tarifa, sem limite e cartão físico para compras no débito e saques.

 

5. Usabilidade

A usabilidade da plataforma e a experiência do usuário são algumas das preocupações que nasceram com os bancos digitais, e por isso, todo o cuidado é replicado também para as contas para pessoas jurídicas.

Da mesma forma, a plataforma deve ser fácil de entender e usar, e as informações devem estar compreensíveis para todos.

Para que isso esteja alinhado com o público, as empresas fazem pesquisas com os clientes, testes de usabilidade e atualizações constantes nos aplicativos, para que as necessidades sejam satisfeitas de maneira intuitiva, sem precisar de manual ou da ajuda para efetuar uma transferência ou emissão de boleto, por exemplo.

 

6. Tudo na palma da sua mão

Aliás, a maior vantagem de ter uma conta PJ em Banco Digital é o fato de ter tudo que precisa, sempre na mão – seja no celular, tablet ou computador.

Quem empreende sabe que é preciso otimizar o tempo, e gastar horas com idas às agências, trânsito, senha para atendimento, filas, longas conversas, pode ser um obstáculo.

Por isso, ter todos os serviços financeiros que sua empresa precisa, em qualquer horário, na sua mão, simplifica a vida de qualquer pessoa e empresa.

 

7. Tarifas mais baratas

Sem uma agência física e outras estruturas que um banco tradicional fornece, significa que os bancos digitais gastam menos, o que permite cobrar tarifas mais baratas.

Por isso, eles não apresentam anuidade ou mensalidade, e o valor das transferências e boletos estão bem abaixo da média de mercado. E antes de mais nada, para quem está começando a empreender, toda redução de custo é valiosa.

 

8. Segurança total para sua conta PJ

Por surgirem na internet, um dos focos das contas digitais é manter os dados e o dinheiro de seus clientes em segurança. E isso ganhou ainda mais força com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

Afinal, apesar da praticidade em não ter que comparecer a um estabelecimento físico para realizar transações na sua conta, os clientes estão suscetíveis aos crimes cibernéticos que estão cada vez mais comuns.

Portanto, é obrigatório que os bancos tenham uma forte segurança cibernética para cumprir as obrigações da lei e se adequem às normas de tratamento e proteção de dados.

Apesar disso, o cenário é positivo, pois além de garantir a segurança dos clientes, os bancos digitais podem melhorar os seus serviços com inovação e se manterem competitivos no mercado, ao garantirem mais confiança aos clientes.

 

Os principais Bancos Digitais para abrir uma conta PJ

 

Nubank

Em primeiro lugar, temos um dos bancos digitais mais famosos.

A conta PJ do Nubank está disponível para donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos que sejam sócios únicos de empresas dos tipos MEI, EI, EIRELI e LTDA. No entanto, é preciso ser cliente do Nubank para solicitar essa conta.

 

Vantagens:

  • Zero tarifa de manutenção;
  • Transparência das suas movimentações;
  • Transferências gratuitas ilimitadas;
  • Área de cobranças.

 

Funcionalidades:

  • Pix gratuito para transferir e receber;
  • Realizar pagamentos de boletos e tributos e emissão de extrato OFX e PDF;
  • Boleto de cobrança editável;
  • Cartão de débito.

 

Inter

Em segundo lugar, temos o Banco Inter para você abrir conta PJ em Banco Digital, sendo a primeira instituição a oferecer uma conta 100% digital e gratuita no Brasil. Nesse sentido, ele oferece essa opção para empresas definidas como EI, EIRELI, LTDA, SA ou Condomínio.

 

Vantagens:

  • Liveness e i-safe;
  • API para serviços de boleto;
  • Folhas de pagamento Ilimitadas;
  • Investimentos, Seguros, Câmbio, Empréstimos, entre outros serviços.

 

Funcionalidades:

  • Maquininha de cartão;
  • 100 TEDs gratuitas por mês;
  • Extratos por período em formatos PDF, OFX e CSV;
  • Emissão de 100 boletos gratuitos por mês, incluindo boleto de cobrança.

 

C6 Bank

Antes de mais nada, essa fintech oferece conta PJ para pequenos e microempreendedores, cujo faturamento mínimo seja no valor de R$ 81 mil reais. No entanto, também existe a alternativa para MEIs, no qual o valor máximo é de R$ 500 milhões.

 

Vantagens:

  • Invista em CDBs com taxa a partir de 102% do CDI
  • Empréstimos de Capital de Giro;
  • Transações sem pagamento de taxas
  • Isenção de tarifas de manutenção.

 

Funcionalidades:

  • Cartão de crédito PJ sem anuidade;
  • Antecipação de Recebíveis;
  • Saques pelo Banco 24 Horas;
  • Maquininha própria.

 

Banco Original

A princípio, este banco oferece quatro opções de contas para empresas: Conta Pessoa Única (micro e pequenos empreendedores), Conta Empresas (comércios com mais de um sócio), Conta Corporate (grandes empresas) e Conta Agronegócio (produtores rurais). 

 

Vantagens:

  • Abertura de conta sem papelada PF + PJ;
  • Cartão para empresas com Cashback;
  • Soluções personalizadas para os negócio no setor da agricultura e pecuária;
  • Cartão de crédito internacional.

 

Funcionalidades:

  • Time de especialistas do mercado financeiro;
  • Primeira anuidade grátis;
  • Maquininhas, Capital de Giro e conta-salário para funcionários;
  • Cartão de débito MasterCard.

 

Por fim, abrir uma conta PJ em Banco Digital é mais barato, fácil de usar, economiza o seu tempo e dinheiro, além de serem seguras. E então, o que está esperando para experimentar?

Além disso, se você precisa de investimento para impulsionar a sua empresa, a Nexoos é uma plataforma que fará a conexão com investidores, com taxas de juros justas e sem tarifas escondidas. 

Clique aqui e saiba mais!

Capital de giro pra sua empresa

 

Murilo Bássora

Compartilhe este Artigo   

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Comentários

"Excelente artigo. Hoje em dia os empreendedores precisam de menos burocracia. Os bancos já estão atentos a isso e por isso estão se adequando cada vez mais. Falta somente o governo facilitar um pouco mais para os empreendedores."

Massao - 11 junho, 2019

"Só uso conta digital PF e agora vou fazer a PJ!"

Rita - 11 junho, 2019

"Puxa... não sabia que ser PJ tinha tantas vantagens! Sou PF, sempre tive dúvidas sobre PJ e agora estou com muita vontade de mudar. Obrigada pelas dicas!"

Luh Dantas - 9 junho, 2019

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.