Empreendedorismo10 de dezembro de 2019 Tempo de Leitura: 3 minutos

Conheça as facilidades do empréstimo digital para a sua empresa

Por Murilo Bássora

empréstimo digital

ÍNDICE

A tecnologia está mudando as formas de fazer negócios e se relacionar inclusive quando o assunto é dinheiro. O empréstimo digital é uma das alternativas para os empreendedores que buscam um aporte para os negócios, seja para expandir, manter ou aumentar o capital de giro e fazer um refinanciamento.

As fintechs são as grandes facilitadoras desse processo e surgiram como uma nova opção em relação aos bancos tradicionais. Por meio delas, é possível  solicitar um empréstimo pessoal online ou para instituições.

Pensando nisso, separamos algumas informações sobre esse mercado recente, que está há apenas cinco anos no Brasil. Afinal, as soluções apresentadas pelas fintechs podem ser de diversos ramos, desde bancos até gestão financeira. Também explicamos como conseguir empréstimo online.

Como as fintechs funcionam

As fintechs nasceram na era das transformações digitais. Por isso, elas têm como principal característica o uso da tecnologia para otimizar os processos, além de contarem com uma operação mais enxuta. Dessa forma, elas usam a tecnologia para oferecer serviços financeiros de maneira inovadora.

A inovação aparece em um processo totalmente online, mas com garantia de segurança. Além disso, esse formato faz com que seja possível oferecer juros mais baixos do que os encontrados nos bancos tradicionais, trazendo competitividade para o mercado. Ou seja, agilidade nas operações e custo baixo para o cliente.

Uma das novidades que as fintechs trouxeram foi a possibilidade de fazer empréstimo online. Então, se antes era preciso organizar documentos e aguardar na fila do banco para conversar com o gerente, hoje é possível fazer tudo de forma mais rápida e sem sair do lugar. Essa comodidade faz toda a diferença na rotina do empreendedor.

Crescimento nos próximos anos

Apesar de usar a tecnologia em grande escala, ainda há uma gama de possibilidades para o setor financeiro nos próximos anos. O machine learning, que consiste na capacidade das máquinas de aprenderem e transformarem o conhecimento em inteligência artificial é um deles.

Outro exemplo é o blockchain, uma rede de dados que guarda os registros de transações e operações de forma segura. No mercado financeiro, além do empréstimo digital, pode ser usado em casos transferências de bitcoin e criptomoeda.

Por que fazer empréstimo online?

Por muito tempo, os bancos centralizaram as operações monetárias, podendo escolher os juros e os critérios para emprestar crédito. E, na maioria dos casos, as ofertas eram semelhantes. Com a entrada das fintechs no mercado, esse ambiente passou a ser mais competitivo, trazendo vantagens para os empreendedores.

Quem busca um empréstimo fácil e com juros reduzidos consegue encontrar novas opções. Além disso, o poder de negociação ficou maior devido à competitividade. Então, é possível trabalhar com uma variedade de cenários e condições interessantes de acordo com o valor do empréstimo e do tempo de pagamento.

Muitos se perguntam se fazer empréstimo digital é confiável e o avanço da tecnologia possibilitou realizar esse tipo de negócio de maneira segura e sem correr riscos. Além disso, o processo é rápido, pode ser realizado de qualquer lugar e tem um tempo de resposta quase imediato se comparado ao dos bancos.

Conseguir empréstimo online não é burocrático

Existem diversas formas de conseguir um empréstimo digital. Alguns podem ser feitos sem nenhuma garantia, outros pedem imóveis ou bens pessoais como precaução e também existe a modalidade de antecipação de recebíveis. Vale analisar qual está de acordo com as suas condições atuais.

O modelo peer-to-peer, que conecta investidores e empresários, não é burocrático. Nesse caso, a pessoa física consegue emprestar dinheiro para a pessoa jurídica sem a mediação de um banco. Para isso, é necessário que a instituição seja regularizada pelo Banco Central. Veja os critérios mais comuns de empréstimo para empresa:

  • É preciso se cadastrar na plataforma;
  • Informar os dados necessários da empresa;
  • Aguardar a verificação de risco de crédito,
  • Receber o seu empréstimo digital online. 

Cada fintech tem os seus critérios para a aprovação da empresa na plataforma. Por isso, é importante ver quais dados são solicitados para entregar os documentos corretos durante o cadastro. 

O modelo peer-to-peer pode oferecer diversas facilidades e em plataformas de marketplace lending é possível conseguir essa forma de investimento, como a Nexoos.

A diferença entre SEP e SCD

Existem dois modelos principais que te ajudam em como conseguir emprestimo online. O modelo de peer-to-peer, explicado acima, é chamado de SEP (Sociedade de Empréstimo entre Pessoas) no Brasil. Ele faz a mediação entre empreendedores e investidores.

Já o SCD (Sociedade de Crédito Direto) é caracterizado por seu uma plataforma que utiliza recursos próprios para as operações de crédito. Ou seja, nessa opção não é possível captar recursos do público (investidor). 

Em ambos os casos existem critérios para a liberação do crédito solicitado. Para conseguir atuar em um desses ramos, a fintech precisa solicitar uma autorização ao banco central. Por isso, ao encontrar uma plataforma, verifique se ela está apta a realizar os processos que oferece.

Empréstimo digital é na Nexoos

A Nexoos é uma plataforma marketplace lending onde o empresário encontra investidores para os seus empréstimos. Aqui você encontra as melhores taxas e juros do mercado e não precisa dar garantias reais, como imóveis ou automóveis, para conseguir o seu empréstimo digital.

Essa é mais uma maneira de expandir os seus negócios com tranquilidade nas contas. Então, confira as soluções da nossa plataforma. Além disso, o nosso processo é fácil e rápido, com a aprovação em até dois dias!

Murilo Bássora

Compartilhe este Artigo   

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.