Empreendedorismo4 de abril de 2017 Tempo de Leitura: 2 minutos

Conheça 3 formas de capitalizar uma empresa!

Por Murilo Bássora

ÍNDICE

Capitalizar uma empresa significa proporcionar um aumento no seu capital social, possibilitando investimentos, contratações e impulsionando o crescimento organizacional. Trata-se de um processo que pode ser feito de várias maneiras e representa um momento importante na história da organização.

A saúde financeira da empresa é representada pelo resultado positivo no seu fluxo de caixa. Ou seja, para manter a sua empresa competitiva, você deve garantir que as receitas superem as despesas. Porém, isso pode não ser o bastante para capitalizar a organização.

Se você tem um projeto que precisa de investimento e que vai proporcionar um crescimento exponencial do seu negócio, é hora de lançar mão de algumas estratégias para capitalizar a empresa. Veja, abaixo, 3 formas de fazer isso de maneira saudável e sustentável!

1. Capital de giro

Trata-se de um empréstimo bancário voltado para pessoas jurídicas.

As taxas cobradas dependem do banco escolhido, mas elas podem variar entre 2% e 6%. A vantagem do capital de giro sobre o empréstimo pessoal é que você tem um leque maior de garantias que podem ser oferecidas, o que torna a negociação mais flexível.

Antes de contratar um capital de giro, fique atento a dois aspectos principais: o prazo e o valor das prestações. Empréstimos muito longos podem inviabilizar investimentos futuros, já que você estará preso com o pagamento das parcelas. E o mesmo vale para prestações muito altas, que podem engessar a margem de manobra da sua empresa.

 

2. Venda de ações

Uma forma muito eficiente de conseguir capital é buscar sócios-investidores. Isso pode ser feito de duas maneiras: uma delas é pela busca de investidores junto aos seus contatos pessoais. Alguém do seu relacionamento que tenha dinheiro disponível e queira investir no seu negócio.

A outra é o lançamento de ações da sua empresa na bolsa de valores. Muitas pessoas têm medo dessa operação por acreditarem que podem perder o controle sobre a própria empresa, mas a verdade é que muitas organizações conseguiram crescer exponencialmente depois de realizar a operação.

Se você acha que está na hora de se lançar no mercado financeiro, procure o auxílio de consultores especializados.

3. Desmobilização

Se você não quer contrair empréstimos e acredita que não é o momento de buscar sociedade, que tal tentar a capitalização com seus próprios recursos?

Uma forma eficaz é o processo de desmobilização. Trata-se da venda de bens que têm pouca serventia para a empresa no momento. Muitas organizações têm máquinas, veículos, móveis ou imóveis que não estão utilizando ou que estão abaixo da sua capacidade ideal. Eles podem ser convertidos em verba extra para a realização de investimentos.

Avalie também a possibilidade de vender a sua sede, caso ela seja de propriedade da empresa. O custo com aluguel de uma nova sede pode compensar pelo capital conseguido e os investimentos que serão possíveis a partir dele.

Como você viu, existem maneiras eficientes de se conseguir capitalizar uma empresa, basta que você escolha a mais adequada para o seu negócio. Se você possui uma empresa (exceto MEI) há mais de dois anos, faça uma simulação de empréstimo sem compromisso com a Nexoos.

Murilo Bássora

Compartilhe este Artigo   

capitalização de empresa capitalizar capitalizar empresa Empréstimos financiamento

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Comentários

"Tenho uma mineradora de gesso agiu sertão.do.Araripe Pernambuco.gostaria.de ter mais informacoes de investimento ou financiamentos,compra de equipamentos e giros.,Estou negativado mas tenho.bens de garantias"

Nelson de Luna - 3 outubro, 2019

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.