Por Murilo Bássora
ÍNDICE
No mercado de financeiro, a diversificação dos investimentos é um ponto chave para os investidores, isso porque eles conseguem entender qual o melhor tipo de investimento para a sua realidade. Uma dessas opções é o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) que surge como uma ótima alternativa para diversos perfis de investidores.
Nesse artigo, vamos abordar tudo que você precisa saber sobre investimento CDI, quais são suas vantagens e desvantagens e mostrar quais são os rendimentos desse tipo de investimento. Venha conferir.
O que é o CDI?
O CDI ou Certificado de Depósito Interbancário é um título de curto prazo emitido por instituições financeiras no Brasil. É uma espécie de empréstimo que os bancos fazem entre si para captação de recursos para que assim possam regularizar suas reservas obrigatórias junto ao Banco Central.
O CDI é atrelado à taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), a taxa básica de juros da economia brasileira, o que o torna ele um investimento de baixo risco e por isso muitos investidores iniciantes acabam optando por esse tipo de investimento.
Quais as vantagens e desvantagens do CDI?
Assim como todos os tipos de investimentos, o CDI também possui suas vantagens e desvantagens. São elas:
Vantagens do CDI
Baixo risco: Por estar vinculado à taxa Selic, que é uma variável controlada pelo Banco Central para regular a economia do país, o CDI é considerado um investimento de baixíssimo risco, sendo uma ótima opção para quem está começando a entender melhor o mercado financeiro.
Liquidez diária: Com o investimento CDI o investidor pode resgatar seu dinheiro a qualquer momento, proporcionando uma flexibilidade e agilidade nas movimentações financeiras ao longo do tempo.
Rentabilidade: O investimento CDI oferece uma rentabilidade atrativa aos investidores, principalmente quando comparado a outras opções de investimento de baixo risco, como por exemplo a conta poupança.
Desvantagens do CDI
Rendimento variável: Por mais que a ligação do CDI com a taxa Selic seja considerada uma grande vantagem, também pode ser uma desvantagem já que os rendimentos podem variar ao longo do tempo. Em períodos de queda na taxa de juros, por exemplo, os ganhos podem ser menores.
Impostos: O CDI também está sujeito à tributação, assim como todos os investimentos. Os ganhos são tributados pelo Imposto de renda, e a alíquota varia de acordo com o prazo do investimento e o valor investido.
Rendimentos e taxas do CDI
A rentabilidade do CDI está entrelaçada à taxa Selic, ou seja, o CDI geralmente acompanha de perto a variação da Selic, e o seu rendimento é calculado como um percentual dessa taxa, além disso, esse rendimento também pode ser indicado mês a mês,
Já as taxas do CDI variam de acordo com as condições econômicas do momento e de acordo com a instituição financeira que você está pedindo o investimento. É importante comparar as taxas oferecidas por diferentes instituições financeiras e assim poder encontrar a melhor opção.
Além disso, é importante estar atento às taxas de juros, já que elas podem variar ao longo do tempo.
O CDI é uma ótima opção para investidores que estão começando a entrar no mercado financeiro ou que gostam de um investimento de um perfil um pouco mais tradicional e seguro.
Existem outras opções de investimentos alternativos que podem conquistar o seu perfil investidor, um exemplo disso é o Peer to Peer. Confira!
Comparação com investimento Peer-to-Peer
O investimento peer-to-peer (P2P) é o tipo de investimento que envolve empréstimos diretos entre investidores e empresas, sem a intermediação de instituições financeiras. Já o CDI, é um título emitido por instituições financeiras para a realização de operações de empréstimo entre si.
Vamos comparar o CDI com o investimento P2P em alguns aspectos-chave.
Riscos e segurança: O CDI é considerado mais seguro devido à sua associação com a taxa Selic, além da garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
Por outro lado, o investimento Peer-to-Peer (P2P) pode envolver maior risco já que pode haver descumprimento de pagamento dos tomadores. Para evitar esse tipo de risco, é necessário encontrar uma plataforma especializada em investimentos P2P que faça essa ponte entre investidor e tomador. Um exemplo disso, é a Nexoos.
Rentabilidade: O investimento CDI oferece uma rentabilidade alinhada com a taxa Selic o que pode retornos tão altos, já o investimento P2P pode proporcionar retornos mais elevados, já que ele possui uma maior variedade de risco.
Liquidez: O CDI oferece liquidez diária, facilitando resgates rápidos e a qualquer momento. Já o P2P pode ter prazos de investimento mais longos e menor liquidez.
Ao comparar o investimento CDI com o P2P, é possível identificar diferenças significativas em termos de risco, rentabilidade e liquidez. A escolha entre os dois dependerá do perfil do investidor, referente à tolerância de riscos, expectativas e realidade financeira de cada um.
Se interessou pelo investimento P2P? Conheça a Nexoos e saiba como fazer esse investimento de forma segura!
Conheça a Nexoos!
A Nexoos opera em um modelo P2P, proporcionando aos investidores a oportunidade de direcionar recursos diretamente para empresas em crescimento. Ou seja, esses investidores têm a chance de impactar positivamente negócios locais que buscam uma melhoria financeira para alavancar suas economias. No site da Nexoos é possível ver todas as informações que você precisa para começar o seu investimento Peer-to-Peer. Acesso e tire todas as suas dúvidas.
Os comentários estão fechados.