Empreendedorismo14 de novembro de 2019 Tempo de Leitura: 3 minutos

O que é capital próprio e qual é sua importância para a empresa?

Por Murilo Bássora

capital proprio

ÍNDICE

Um termo comum para investidores e empreendedores, o capital próprio é de suma importância para as empresas. Ele determina a saúde financeira do negócio, assim como sua estabilidade e capacidade de honrar compromissos financeiros com terceiros. 

Para descobrirmos o que é capital próprio, precisamos juntar todo o patrimônio da empresa, conhecido como ativos, e reunir também todas as dívidas e obrigações financeiras que a companhia possui com terceiros. Essas despesas são chamadas de passivos. 

Depois da reunião de valores, é preciso subtrair os passivos dos ativos para perceber a saúde financeira da companhia. Nessa situação, podemos ter três resultados: positivo, neutro e negativo. Caso a companhia tenha mais ativos do que passivos portanto, mais capital do que dívidas , ela possui um resultado positivo. 

Se os ativos e passivos tiverem valores iguais ou muito próximos, podemos dizer que a empresa possui um resultado neutro, já que poderia cobrir todas as suas dívidas, caso necessário. No entanto, ela não teria nenhum lucro, lhe restando pouco ou quase nada no término do processo. 

O caso mais grave é quando os passivos superam os ativos, pois isso significa que faltaria dinheiro para quitar as dívidas e nem vendendo os bens da companhia a situação se reverteria. Nesses casos, o capital próprio é insuficiente e a operação da empresa pode estar ameaçada.  

Uma das formas de aumentar o capital próprio da companhia é por meio de investimentos, nos quais os rendimentos da empresa podem ser aumentados pelos juros, por exemplo. Vale citar o venture capital como uma opção para os empreendedores que gostariam de multiplicar o capital próprio de suas companhias.

Juros sobre capital próprio

Tanto para empresários quanto para investidores é normal ouvir o termo juros sobre capital próprio. Muitas pessoas, porém, não conseguem definir com precisão a serventia desse juros e como ele pode ser aplicado na prática na rotina da empresa. 

Afinal, o que é juros sobre capital próprio? Também conhecido como JSCP, esse juros é uma modalidade de distribuição dos lucros empresariais acumulados durante determinado período (geralmente um ano) para os acionistas de companhias abertas na bolsa de valores. 

Os juros sobre capital próprio são comumente utilizados como um artifício contábil para as empresas pagarem menos impostos. Como a distribuição de JSCP não é tributada para a empresa, quem recebe a mordida do leão é o investidor, cujo lucro repassado é alvo de uma taxa de aproximadamente 15%. 

A distribuição de juros sobre capital próprio difere de outra forma pela qual as companhias remuneram seus acionistas: os dividendos. Neste caso, os lucros são tributados diretamente da companhia, antes de serem repassados para os investidores. 

O que é capital próprio e capital de terceiros

Vale diferenciar o que é capital próprio e capital de terceiros. Enquanto o capital próprio deriva do aporte inicial feito pelos sócios ou donos da empresa no qual foram cedidas quantias de dinheiro, imóveis, automóveis ou know-how ,  o capital de terceiros é um investimento externo, feito através de empréstimos e financiamentos.

Ele é diferente do investimento feito por sócios no início da empresa, e é comum que aconteça quando a companhia já está estabelecida no mercado e precisa de capital para crescer ou expandir suas operações. Normalmente as empresas solicitam financiamentos ou empréstimos em bancos, mas existem alternativas.  

Uma dessas modalidades de investimento é o empréstimo Peer-to-Peer, também conhecido como P2P. Nele, os investidores e empresários são conectados por meio de plataformas digitais que disponibilizam um negócio proveitoso para ambas as partes envolvidas. 

Peer-to-Peer é na Nexoos

Sua empresa precisa crescer e você gostaria de receber um investimento externo? Aqui na Nexoos disponibilizamos ótimas condições para impulsionar o seu negócio e atrair diversos investidores para alavancar o seu empreendimento! 

É investidor e gostaria de um rendimento acima daquele praticado no mercado, com ótima taxa de retorno? Cadastre-se e entre nas nossas rodadas de investimento em pequenas e médias empresas! Converse com um dos nossos especialistas e conheça melhor as nossas soluções. 

Murilo Bássora

Compartilhe este Artigo   

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.