Empreendedorismo30 de novembro de 2021 Tempo de Leitura: 5 minutos

Antecipação de recebíveis: o que é, como funciona e benefícios

Por Redação Nexoos

antecipação de recebíveis

Comum entre as empresas, a antecipação de recebíveis permite a conversão de vendas a prazo em recursos líquidos e imediatos, nos momentos de necessidade de fluxo de caixa ou para investir em novos projetos. 

Ainda mais, a antecipação é feita de maneira simples e rápida, o que pode aliviar a empresa em vários momentos.

Confira a seguir como funciona a antecipação de recebíveis, os benefícios e pontos de atenção para recorrer a essa linha de crédito.

 

O que é a antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é uma das operações mais comuns para as pequenas e médias empresas, por meio dela, é possível solicitar o adiantamento do recebimento de valores futuros.

Essa é uma estratégia bem vista em momentos de demanda por fluxo de caixa, pagamentos de dívidas e iniciar novos projetos, por exemplo.

Receber de antemão por vendas que foram fechadas em parcelas, a prazo, com cheques, carnês ou duplicatas é um recurso valioso, capaz de evitar o endividamento da sua empresa.

No entanto, é preciso ficar atento aos valores e taxas deste tipo de transação. Lembrando que quanto maior o valor e tempo de antecipação, essas tendem a ser maiores.

Além disso, as taxas irão depender também da empresa que vai realizar esse processo, algumas cobram apenas uma taxa percentual sobre o valor de cada venda. Nas demais, pode haver a incidência de IOF, tarifa de antecipação, tarifa fixa a cada título e de transação, entre outras cobranças.

 

Qual a diferença entre antecipação de recebíveis e empréstimo?

Em oposição a outras opções de crédito disponíveis no mercado, a antecipação de recebíveis permite que a empresa pague por suas operações usando o capital que gera com suas vendas, ou seja, o adiantamento de seus próprios recursos.

Já no empréstimo, o valor solicitado não a pertence, o que gera maior incidência de taxas e em alguns casos, maior burocracia.

Na prática, essa distinção ocorre também na forma de pagamento, enquanto na primeira opção, a sua empresa receberá o valor solicitado já com os descontos das taxas da operação e ficará “livre” de dívidas.

Nos empréstimos, o capital é recebido integralmente, com pagamentos em prestações e incidência de juros, de acordo com o contrato. 

Quanto às taxas e valores, as tarifas de antecipação de recebíveis são bem mais atrativas do que as do empréstimo comum.

Isso acontece, pois é uma operação de menor risco para os agentes financeiros, que recebem em troca o direito de cobrança das duplicatas, cheques pré-datados, repasse da administradora do cartão, etc. diminuindo a chance de inadimplência.

Já o empréstimo é mais arriscado e por isso envolve taxas de juros mais altas. Porém, ainda é uma ótima opção para empresas que não têm valores a receber ou querem quitar dívidas com taxas de juros maiores.

Em ambos os casos, a gestão de fluxo de caixa é essencial para garantir a saúde financeira do negócio e  que não interfiram negativamente no futuro da empresa.

 

Como funciona a Antecipação de Recebíveis? 

Imagine que você fez uma grande venda que acabou com o seu estoque, contudo, o pagamento será feito em diversas parcelas nos próximos seis meses. Como você poderia conseguir o dinheiro para abastecer o seu estoque?

A solução é antecipar parte dessa quantia “extra” para fazer uma compra mais robusta com seu fornecedor e garantir novos negócios. 

É assim que funciona a antecipação de recebíveis, as empresas recebem os valores que só entrariam no caixa em um prazo bem maior, mantendo o fluxo de caixa positivo. Mas e como solicitar?

 

1 – Busque um banco, operadora financeira ou fintech que realize esse tipo de operação;

2 – Selecione as notas fiscais das operações que deseja receber;

3 – Você solicita a antecipação pontual seu pedido será avaliado;

4 – São negociadas taxas, de acordo com valor e prazos;

5 – Com o negócio fechado, a instituição financeira realiza o pagamento.

 

Na maior parte dos casos, é assim que ocorre o processo, mas cada instituição possui seu próprio processo, havendo até a chance de fazer a solicitação 100% online.

Prático e rápido, todo esse processo deve levar de 24 horas a 7 dias, de acordo com a forma escolhida.

 

Quando devo solicitar?

É uma ótima opção para empresas que estão em busca de fazer bons negócios, investir mais em marketing ou outras áreas, por exemplo. Afinal com dinheiro em caixa, você consegue fazer melhores negócios e ainda garante uma margem maior para a sua empresa.

Porém fique atento, para que a antecipação não se torne frequente e uma forma de compensar a falta de gestão financeira.

Controle financeiro é a chave para decidir se a antecipação de recebíveis é a opção mais saudável para sua empresa , afinal, o adiantamento vai afetar seu fluxo de caixa.

Descubra quando essa solicitação é uma opção viável para a sua empresa!

 

Capital de giro

A antecipação de recebíveis pode ser usada para o pagamento de dívidas, novos investimentos, pagamento de pessoal, compra de maquinário e diversas outras situações que exigem que as empresas possuam capital de giro positivo.

 

Pagamento de débitos

Sua empresa tem dívidas a pagar, precisa comprar materiais com urgência ou realizar manutenção em equipamentos?

Essa alternativa é ideal para cobrir gastos que não estavam previstos, sem comprometer o caixa ou futuro negócio.

 

Manutenção do fluxo de caixa

Se a sua empresa precisa de um respiro para sair do vermelho, a antecipação é uma das opções mais viáveis para manter em dia as despesas. Mas fique atento, para que esse valor não faça falta lá na frente.

 

Quais os benefícios da antecipação de recebíveis?

antecipação de recebíveis

Baixas taxas de juros

Por conta do baixo risco, a antecipação de recebíveis tem uma das menores taxas de juros, bem abaixo dos empréstimos e do temido cheque especial. 

Como a empresa não pede dinheiro emprestado e sim usa recursos próprios, a operação se torna mais barata, havendo apenas algumas taxas de operação.

Além disso, com a ajuda da tecnologia o processo ainda é rápido, tornando ágil o pagamento de dívidas urgentes ou inesperadas.  

 

Mais liquidez

Feita de forma rápida e com pouca burocracia, esse modelo de crédito garante mais liquidez ao fluxo de caixa e capital de giro da empresa, facilitando a quitação das contas em dia em caso de urgência. 

 

Investimento em novos projetos

Com a antecipação de recebíveis, as empresas aproveitam mais as oportunidades e até investir em novos projetos ou produtos para que a empresa possa crescer. 

 

Redução dos riscos de inadimplência

Para a maior parte das empresas, a inadimplência é um grande problema. Porém com a antecipação a chance de não receber por uma venda é menor e a empresa dispõe de caixa para honrar com seus contratos e investir em projetos.

 

Há alguma desvantagem na antecipação de recebíveis?

Assim como em qualquer linha de crédito, a antecipação exige alguns cuidados para que não afete as finanças da empresa. Confira alguns desses riscos: 

 

Dependência da antecipação

Para a solicitação é necessário ter uma boa gestão para que esse recurso não seja recorrente e a empresa se torne dependente dessa operação. A frequência pode acabar gerando uma bola de neve de dívidas e escassez de recursos futuros. 

 

Fluxo de caixa 

Um dos principais pontos para avaliar na hora de solicitar a antecipação é que é necessário ter uma boa projeção de fluxo de caixa para ter certeza de que o processo não prejudicará a empresa mais para frente.

Para finalizar, é crucial analisar se as taxas cobradas pela operação realmente valem a pena ou se outras modalidades de crédito como o empréstimo Peer-to-peer oferecido pela Nexoos, não teriam mais vantagens.

Aqui na Nexoos ajudamos sua empresa a crescer com empréstimo P2P, com juros baixos e sem burocracia.

Com atuação em todo o Brasil, facilitamos o acesso ao crédito para pequenas e médias empresas, com taxas a partir de 1,14% a.m, de forma 100% online e segura.

Faça a sua solicitação agora mesmo!

 

antecipação de recebíveis com a Nexoos

Redação Nexoos

Compartilhe este Artigo   

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.