Investimentos17 de novembro de 2016 Tempo de Leitura: 4 minutos

Análise Técnica: 4 Coisas Que Todo Investidor Deve Saber

Por Redação Nexoos

 

Se você se interessa por investimentos na Bolsa de Valores, precisa conhecer a Análise Técnica, estudo do gráfico de preços de um ativo em negociação. Este tipo de análise faz sentido para quem quer operar no curto prazo (day trade ou swing trade) e quer se antecipar ao que ocorrerá no mercado.

Usada por muitos traders, a Análise Técnica não é adivinhação, mas, sim, a interpretação de sinais que apontam para boas oportunidades de compra e venda de acordo com a estratégia do investidor. E se você quer se beneficiar destes sinais e operar de forma consciente, sem achismos e com foco em objetivos reais, além de se dedicar aos estudos, precisa levar em consideração 4 itens bem importantes:

1. A Análise Técnica tenta prever as movimentações do preço

Como dito, a Análise Técnica não prevê. Ela tenta prever as movimentações futuras a partir dos dados históricos do preço que, segundo os fundamentos da análise de gráficos, se repetem ao longo do tempo. Ainda assim, a Análise Técnica é de extrema utilidade, sendo a principal ferramenta para maximizar lucros e minimizar prejuízos na Bolsa. Seu estudo permitirá que o investidor encontre sinais que mostram se o preço vai subir, se o preço vai cair, se permanecerá estável em uma faixa de valor, se está em tendência, dentre outros insights. Com estas informações à vista, o trader irá escolher quando é o melhor momento para agir, seja para comprar, vender, sair da operação ou seguir aguardando.

O investidor inteligente deve encarar a Análise Técnica como um norte para tomar decisões com clareza mas, ainda assim, é possível errar, já que o mercado pode mudar a qualquer momento.

martelo-invertido

Martelo Invertido: figura que indica alta que, neste caso, foi confirmada.

Como a Análise Técnica busca prever, existem itens que conseguem confirmar interpretações feitas, como figuras gráficas e indicadores, o que veremos no tópico seguinte.

2. É preciso entender os elementos gráficos e os indicadores

Para fazer boas análises gráficas é preciso estudar e se dedicar a entender esta linguagem, conhecer figuras, indicadores, períodos, bem como as regras de day trade e swing trade. Um gráfico traz preços de um ativo (ações da Petrobrás, por exemplo) ao longo do tempo, mas para prever melhor o que vai acontecer há outros itens como os indicadores de Análise Técnica, que ficam plotados no gráfico.

analise-candlestick

Estudar gráficos para interpretá-los não é algo difícil. É possível encontrar bastante material online, cursos e até ferramentas gratuitas para estudo. Nesse contexto, a melhor forma de aprender é estudar o gráfico e utilizar um em tempo real para, a partir das figuras formadas e dos sinais dos indicadores, saber qual é a próxima movimentação possível do preço.

3. A melhor forma de analisar os gráficos é uma escolha do investidor

Ao passo que o investidor estuda os fundamentos e a interpretação dos gráficos de Análise Técnica, ele percebe que tudo é uma questão de escolha da leitura. Existem outros tipos gráficos além do de Candlestick (como o Renko e o de barras), bem como diversos indicadores diferentes.

Os indicadores de Análise Técnica são uma parte muito importante do estudo de gráficos. Eles se dividem em tipos de acordo com o que focam para analisar as movimentações no preço como volume de negociações, velocidade das mudanças, volatilidade do ativo e tendência do mercado, dentre outros. Nesse sentido, a escolha de um indicador e a combinação entre eles está ligada ao tipo de mercado no qual o investidor opera e familiaridade que tem com o indicador. Um ativo como o mini contrato de dólar, bastante popular no Brasil, poderia ser observado com um indicador de volatilidade, por exemplo, visto que é um mercado com muita liquidez.

compra-e-venda-nas-bandas

Imagem do Indicador Bandas de Bollinger em azul e do Indicador Médias Móveis Simples em um Gráfico de Candle.

Em seus estudos de Análise Técnica, procure o que te dá as informações mais importantes, o que você consegue ler com rapidez para tomar as decisões dentro da sua estratégia.

4. Aprimorar uma estratégia de investimento é um estudo constante

Chamamos de estratégia de investimento um conjunto de regras bastante claras para operar na Bolsa. Uma estratégia deve incluir elementos da Análise Técnica, como período gráfico e indicadores, além de parâmetros, regras de stops, assim como onde e quando acontecerão entradas, saídas, compras e vendas. É dessa forma que traders disciplinados têm bons resultados na Bolsa, além de operar com consistência sabendo que perdas podem acontecer, mas é preciso buscar o saldo positivo com calma e observação do mercado.

Começar com uma estratégia e ir evoluindo, conforme observação e aprendizado, para o teste e simulação com outros períodos, outros indicadores e outros parâmetros é normal justamente porque o mercado sempre muda e uma estratégia pode se tornar menos eficiente. Nesse sentido, uma recomendação é fazer uso de robôs investidores para simulação e aplicação de estratégias na Bolsa de Valores.

A Análise Técnica traz muitas informações ao investidor e o que apresentamos aqui são apenas alguns princípios básicos para começar. Se o seu intuito for investir em uma empresa da BM&FBOVESPA e lucrar com sua valorização após alguns anos, o ideal é se guiar pela análise Fundamentalista, que foca em indicadores econômicos e financeiros de uma empresa. Mas caso queira investir em ativos e gerar lucro em um curto período, um dia, uma semana ou mês, é bastante importante não se sujeitar a indicações e saber você mesmo analisar gráficos para interpretar o mercado e decidir a melhor hora de comprar ou vender.

Você já opera na Bolsa? Tem dúvidas sobre Análise Técnica? Deixe seu comentário!

Sobre a autora desse post:

Ludmila Alves

Focada em fomentar a cultura investidora, trabalha com Comunicação Estratégica e Marketing na SmarttBot, plataforma de automatização de investimentos na Bolsa e é colaboradora do blog Bússola do Investidor, portal educacional para investidores.

Redação Nexoos

Compartilhe este Artigo   

ações análise análise técnica bolsa técnica

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.