Empreendedorismo4 de maio de 2016 Tempo de Leitura: 2 minutos

Administração de capital de giro: as 5 melhores práticas

Por Redação Nexoos

Uma empresa, mesmo tendo lucro, pode apresentar problemas financeiros. Mas, como isso é possível? Neste post nós mostraremos como deve funcionar a administração de capital de giro: as 5 melhores práticas que ajudarão a alavancar as suas finanças e a transformar os bons resultados  em caixa.

Compreenda o que é administração de capital de giro

A primeira dica é essencial para que você controle o seu capital de giro: entender o que é este conceito e o que está envolvido com ele. Como o próprio nome diz, o capital de giro vem do movimento constante e circular da atividade da empresa, relacionando o processo de compra, transformação, venda e recebimento.

De forma prática, o capital de giro representa o Ativo Circulante da empresa, ou seja, seu caixa, sua conta bancária, seus clientes e seus estoques, diminuídos dos valores que esta deve pagar referentes ao seu Passivo Circulante, representado por contas como fornecedores, salários a pagar, tributos, entre outras dívidas de curto prazo.

Faça um planejamento estratégico

Algo essencial para administrar bem o seu capital de giro é fazer um planejamento estratégico. É este documento que direcionará todas as suas movimentações financeiras e te proporcionará um melhor conhecimento sobre a sua empresa. Logo, ao fazê-lo procure especificar seus objetivos em longo, médio e curto prazo, assim, você terá uma ideia melhor de como manter o seu capital de giro sempre de acordo com as suas necessidades.

Negocie com seus fornecedores

É importante que entenda que a negociação por melhores prazos com seus fornecedores é essencial, já que se você demorar muito para produzir, vender e receber por seus produtos e mercadorias e tiver um prazo curto para o pagamento pode ficar sem recursos de curto prazo.

Aqui vale o relacionamento e a fidelidade que você tem com o seu fornecedor já que esta relação permitirá que você tenha maiores prazos e com isso você não comprometerá seu capital de giro. Caso você tenha recursos sobrando, negocie maiores descontos à vista e só assim invista neste tipo de compra.

Fique de olho nas contas a receber

As contas a receber também desempenham um papel decisivo na administração do capital de giro, é preciso pesquisar antes de vender a prazo para um cliente, estabelecer prazos e limites de crédito de acordo com o relacionamento estabelecido com este e ficar atento aos atrasos e faltas de pagamento. Já que estes influenciarão negativamente o seu fluxo de recursos.

Outro importante aspecto que deve ser ressaltado neste tópico é com relação ao dinheiro que você ainda receberá. Não inclua este montante, até que o pagamento seja de fato efetuado, ou seja, só conte com dinheiro que já caiu na conta.

Controle o seu estoque

Estoque parado é dinheiro que não circula e isso pode prejudicar todo o seu processo de administração do capital de giro. Entenda como funcionam as suas vendas, eventuais períodos de sazonalidade seja para baixo ou para cima e com isso, defina as quantidades que devem ser compradas.

Não se esqueça de verificar, constantemente, como estão as suas vendas, pensando em estratégias de promoções e até mesmo redução de preços para não ficar com estoque encalhado e sem capital de giro.

Neste post você viu que o capital de giro e a diferença entre o seu Ativo Circulante e seu Passivo Circulante, representando os recursos disponíveis, de curto prazo, que a sua empresa tem. A correta administração destes valores é muito importante e exige cuidados, principalmente, com as atividades operacionais da empresa, principalmente, os seus estoques, contas a pagar e a receber. Ficou com alguma dúvida? Não se esqueça de deixar seu comentário! 

Redação Nexoos

Compartilhe este Artigo   

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.