Tudo o que você precisa saber sobre a nossa Régua de Cobrança

A régua de cobrança da Nexoos é dividida em 4 grande fases: cobrança preventiva, cobrança amigável, negociações e cobrança judicial. Cada fase é constituída de até 3 grandes ações que apoiam a recuperação do crédito, além das ligações ativas que acontecem desde o primeiro dia de inadimplência até a ação judicial.

Cobrança preventiva

  • Enviamos alertas de pagamento por e-mail para as empresas antes mesmo de sua parcela vencer; o alerta já vem com link para baixar o boleto  em vencimento.
  • Além disso, no dia do vencimento do boleto, após meio dia, ligamos para todos os clientes que ainda não extraíram o boleto da plataforma Nexoos.

Cobrança amigável

No primeiro dia após vencimento do boleto, nossos clientes são encaminhados para as carteiras dos nossos analistas de cobrança, que acionará o cliente via WhatsApp, e-mail e/ou ligação até que consiga uma nova promessa de pagamento. Caso a empresa não tenha nenhuma promessa em andamento em até 10 dias, entramos em contato com todos os avalistas da operação para informar o próximo passo da régua de cobrança Nexoos que é a negativação da empresa e seus avalistas junto aos órgãos de proteção ao crédito. Importante ressaltar que temos acesso a todos os telefones já cadastrados no CPF de todos os responsáveis e avalistas das empresas.


Caso a empresa continue inadimplente e sem promessa no 15º dia após o vencimento original, a negativação acontece. Já caso a empresa falhe na promessa de pagamento, a  régua de cobrança é retomada sempre com base na data de vencimento original do boleto.

Negociações

Antes da empresa financiada se tornar inadimplente em 2 parcelas, tentamos negociar os valores em aberto, com quebras de parcelas e extensão do contrato. Idealmente, todos os contratos são negociados com atualização de juros, multa e mora, porém, devido aos impactos da COVID-19 para alguns casos, houve negociações apenas com atualização de juros.

Ação Judicial

Com 60 dias após o vencimento original da parcela, nossos clientes são encaminhados para outro analista de cobrança (a estratégia de alterar o interlocutor tem se mostrado eficaz nas renegociações). Esse analista tentará pela ultima vez renegociar com a empresa antes da ação judicial, em paralelo,  a documentação desse cliente já está sendo preparada para ajuizamento que deve acontecer após 90 dias depois do vencimento da fatura original.


Se ao tentar renegociar, percebemos que existe a real intenção do cliente em realizar o pagamento, podemos tomar a decisão de não enviar a empresa para ajuizamento, a fim de evitar os custos de honorários e custas judiciais sem necessidade.

Ações

1 e 2: Os e-mails de alerta são enviados com o boleto para pagamento anexo

3. Ligação para todos os clientes com vencimento do dia que não retiraram boleto da plataforma

4. Cliente é encaminhado para a carteira de cobrança e será acionado por telefone, WhatsApp e/ou e-mail até gerar nova promessa de pagamento

5. Ligação para todos os avalistas da empresa informando a negativação dos mesmo e da empresa

6. Negativação junto aos órgãos de proteção ao crédito

7. Tentativas de negociação, redução do valor da parcela e extensão do contrato

8. Alteração do interlocutor e última tentativa de negociação antes da ação judicial. Em paralelo preparação da documentação para ajuizamento

9. Envio das empresas para escritório de advocacia para ajuizamento

Prazos de atualização para os investidores:

Do dia 1 após o vencimento da fatura até o momento da execução judicial a atualização do investidor deverá acontecer a cada 15 dias. Após a execução judicial, a mesma ocorrerá 1 vez por mês ou quando houver alguma atualização do caso nos autos.

Importante

A régua de cobrança da Nexoos funciona como um guideline de ações que poderão ser tomadas de acordo com a avaliação de cada empresa. Os prazos informados podem variar de acordo com alguns fatores que avaliamos de cada empresa, como: histórico de pagamento do cliente, valor em aberto, probabilidade de recuperação fora dos autos, probabilidade de recuperação em fase judicial, proposição da empresa em renegociar, entre outros fatores. Nenhum cliente deixa de seguir a régua, porém alguns, podem ter seu ajuizamento postergado.

 

Invista com a Nexoos

Nós temos um departamento dedicado apenas à recuperação, desta forma, nossos investidores podem ficar tranquilos caso haja alguma inadimplência em suas carteiras de investimentos.

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