o que é fintech

O que é fintech e o que ela faz?

Depois de inovações como Netflix e Spotify surgirem no ramo de entretenimento, e Uber e 99 no de transporte, as fintechs  passaram a criar soluções voltadas para as demandas recentes do mercado financeiro. Mas, afinal, o que é fintech?

A financial technology, ou fintech, aplica inovações tecnológicas disruptivas no mercado financeiro para alterar rotinas burocráticas de trabalho, possibilitando a oferta de produtos mais baratos, eficientes e que atendam às demandas dos consumidores.

Neste post, mostraremos o que são fintechs e como essas startups estão revolucionando os processos do mercado financeiro. Confira!

O que define uma fintech

As fintechs oferecem serviços financeiros por meio de tecnologias avançadas, usualmente no ambiente digital e que, em sua maioria, não estão vinculadas a uma instituição bancária.

Com as fintechs, processos como a emissão de cartões de crédito, pagamentos e transações financeiras, aquisição de apólices de seguro, financiamentos e empréstimos deixaram de ser exclusividades de bancos e organizações financeiras tradicionais.

As fintechs se baseiam em um modelo de negócios enxuto, com custos reduzidos e amparo nas oportunidades do ambiente digital. Isso permite a disponibilização de serviços com taxas mais competitivas e que se criem soluções desvinculadas das burocracias bancárias. 

O impacto das fintechs no mercado financeiro

A revolução que as startups fintech vêm causando atinge consumidores finais e o mercado de soluções tecnológicas B2B (Business-to-business).

Para os consumidores finais, o que se percebe é uma maciça inclusão de segmentos da população que, por motivos diversos, não era atendida por instituições bancárias tradicionais e que agora usufrui dos serviços oferecidos por fintechs para realizar transações financeiras. 

Já para o mercado B2B, o gerenciamento financeiro de empresas é otimizado, facilitando processos de pagamento e melhorando o fluxo de caixa de um negócio por meio da obtenção de empréstimos para capital de giro ou implementação de projetos de crescimento.

Algumas fintechs para ficar de olho

Separamos algumas fintechs brasileiras e internacionais que desenvolvem um trabalho sólido e confiável. Confira mais informações sobre elas. 

 NuBank

O cartão da Nubank, uma startup fundada em setembro do ano passado, não tem taxa de anuidade nem tarifa. Também cobra juros rotativos abaixo da média do mercado – que são os juros cobrados em caso de atraso ou parcelamento da fatura – e é gerenciado por um aplicativo no celular que oferece informações detalhadas sobre os gastos realizados no plástico.

Segundo a empresa, o cartão tem feito sucesso por suprir uma demanda reprimida de consumidores que estão acostumados com taxas de juros exorbitantes, atendimentos burocráticos e estão insatisfeitos com seus cartões, que oferecem poucas informações e meios para controlar os gastos no crédito.

TransferWise

A TransferWise é uma startup com sede em Londres, fundada por Kristo Käärmann e Taavet Hinrikus. O foco de sua atuação é reduzir as taxas e facilitar o processo de transferência para contas no exterior.

Fundada em 2011, a empresa vem chamando a atenção de fundos de investimento e promete uma redução de custos de até 90% nas taxas que envolvem operações de transferência monetária internacional.

Paggi

Pagar contas em restaurantes sem ter que enfrentar filas, utilizando apenas um smartphone, é a proposta da startup brasileira Paggi. Para usar o aplicativo, o usuário precisa apenas incluir um número de cartão de crédito no sistema e utilizar a câmera do celular como leitor de QR Code. 

Além disso, os bares e restaurantes cadastrados na plataforma podem acessar o fluxo de caixa da empresa em tempo real.

Nexoos

fintech nexoos

Se você tem um negócio, conhece a dificuldade de conseguir um empréstimo, especialmente se a empresa for de pequeno ou médio porte. As condições de pagamento nem sempre são as melhores e as taxas dos bancos costumam ser muito altas. 

Uma plataforma desvinculada dos bancos, que conecta empreendedores com investidores interessados em financiar projetos parece uma boa ideia, não é? Saiba que a Nexoos oferece exatamente essa solução para o seu negócio. 

Mas, afinal, o que é a fintech Nexoos? Nós surgimos no mercado justamente com o intuito de facilitar a tomada de empréstimos para pequenas e médias empresas e permitir que o empresário escolha qual taxa de juros se adequa melhor à sua realidade. 

A Nexoos se enquadra como uma fintech de investimentos, pois conecta negócios que precisam de investimento com investidores pessoas físicas, propiciando taxas justas para o empreendedor e um rendimento acima da média para os investidores. Com análise rápida e efetiva, não é necessário apresentar garantia para solicitar um aporte na Nexoos.  

Facilidade é na Nexoos! 

Se interessou por operações simples, sem burocracia e livres das altas taxas dos bancos? Conheça mais sobre as soluções para crédito empresarial e investimento da Nexoos! Converse com um dos nossos especialistas e venha fazer parte da nossa comunidade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima