Comunidade Nexoos11 de novembro de 2021 Tempo de Leitura: 4 minutos

Tudo o que você precisa saber sobre a nossa Régua de Cobrança

Por Redação Nexoos

header régua de cobrança

A Nexoos atua todos os dias na recuperação de parcelas em atraso, por meio da Régua de Cobrança, que é dividida em quatro fases: cobrança preventiva e amigável, negociações e ação judicial

Assim, cada fase é formada de até três grandes ações que apoiam a recuperação do crédito, além das ligações ativas que acontecem desde o primeiro dia de inadimplência até a ação judicial.

Confira como a Nexoos atua em cada uma dessas fases:

 

Cobrança preventiva

Em primeiro lugar, nós enviamos os alertas de pagamento por e-mail, SMS e whatsapp para as empresas, antes mesmo de sua parcela vencer. Assim, o aviso já vem com o link para baixar o boleto bancário em vencimento.

Além disso, no dia do vencimento, após o meio-dia, nós ligamos para todos os clientes que ainda não fizeram o download do boleto na plataforma.

 

Cobrança amigável

No primeiro dia após o vencimento do boleto, os clientes avançam para as carteiras dos nossos analistas de cobrança, que entram em contato com o cliente via WhatsApp, e-mail e/ou ligação, até conseguir uma nova chance de pagamento. 

Caso a empresa não tenha nenhuma promessa em andamento no prazo de 10 dias, nós entramos em contato com todos os avalistas da operação. Dessa forma, é possível informar o próximo passo da Régua de Cobrança que é a negativação da empresa e seus avalistas junto aos órgãos de proteção ao crédito. Aqui é importante ressaltar que temos acesso a todos os telefones já cadastrados no CPF dos responsáveis e avalistas das empresas.

Se a empresa continuar inadimplente e sem promessa no 15º dia após o vencimento original, a negativação acontece. Por outro lado, se a empresa descumprir a promessa de pagamento, nós voltamos para a régua de cobrança, com base na data de vencimento original do boleto. 

No 30° dia de inadimplência, a empresa é enviada para protesto junto ao cartório da cidade na qual ela se localiza. Em seguida, a empresa vai para outro analista de cobrança que será responsável pela tentativa de uma nova negociação do crédito.

 

Negociações

Antes da empresa se tornar inadimplente em duas parcelas, nós tentamos negociar os valores em aberto, com quebras de parcelas e extensão do contrato. De forma ideal, o acordo dos contratos contém a atualização de juros, multa e mora.

Porém, devido aos impactos da COVID-19 para alguns casos, aconteceram negociações apenas com atualização de juros. Portanto, o objetivo dessa etapa é tentar recuperar o fluxo perdido com a empresa, sem a necessidade de atos judiciais. 

 

Ação Judicial

Nesse sentido, após 90 dias do vencimento original da parcela, os nossos clientes são encaminhados à fase de cobrança judicial. Nessa etapa, o nosso advogado interno realiza uma última tentativa de fazer um acordo e informará as consequências e próximos passos de ajuizamento ao cliente.

Em contrapartida, nós preparamos a documentação desse cliente para o julgamento que deve acontecer após 105 dias, depois do vencimento da fatura original.

Se ao tentar renegociar, percebemos que existe a real intenção do cliente em realizar o pagamento, podemos tomar a decisão de não enviar a empresa para avaliação, a fim de evitar os custos de honorários e custas judiciais, sem necessidade.

 

Etapas de Recuperação e Cobrança

Todas etapas de recuperação e cobrança são feitas pelo time interno da Nexoos composto pela Head, oito analistas e dois advogados. Além da equipe externa de escritórios especializados em recuperação, com foco em casos mais complexos.

Confira os 10 passos desse processo:

1 e 2: Os e-mails de alerta são enviados com o boleto para pagamento em anexo;

3: O cliente é encaminhado para a carteira de cobrança e o time entra em contato com ele por Whatsapp;

4: Contato via Ligação + WhatsApp até gerar nova promessa de pagamento;

5: Ligação para todos os avalistas da empresa, para informar a negativação dos mesmos e da empresa;

6. Negativação junto aos órgãos de proteção ao crédito (SPc);

7: Protesto do título em aberto;

8: Negociação;

9: Última tentativa de negociar e proposta de redução do valor da parcela (com aplicação de multa e juros);

10. Envio das empresas para escritório de advocacia para ajuizamento.

 

banner régua de cobrança

 

Prazos de atualização para os investidores

Desde o dia 1 após o vencimento da fatura até o momento da execução judicial, a atualização do investidor deverá acontecer a cada 15 dias. Em seguida, após a execução judicial, a mesma ocorrerá uma vez por mês ou quando houver alguma atualização do caso nos autos.

 

Observação!

A Régua de Cobrança da Nexoos existe para orientar as ações que podem acontecer, de acordo com cada empresa. Os prazos podem variar de acordo com alguns fatores que avaliamos de cada empresa, como: 

  • histórico de pagamento do cliente;
  • valor em aberto;
  • chance de recuperação fora dos autos;
  • chance de recuperação em fase judicial;
  • hipótese da empresa renegociar;
  • entre outros fatores. 

 

Em suma, nenhum cliente deixa de seguir a régua, porém alguns podem ter o seu ajuizamento adiado.

 

A importância de uma cobrança eficaz para os investidores

Entre as principais metas do time de Cobrança, podemos destacar que o aumento da taxa de recuperação e a redução da inadimplência são as principais. Afinal, isso acontece para garantir um sistema de crédito descomplicado para pequenas e médias empresas.

Porém, isso também é fundamental para reter os investidores, pois eles podem confiar no processo. Então, a Nexoos utiliza soluções adaptadas com o perfil de cada cliente, para estimular o pagamento dentro do prazo, e trazer retorno rápido.

PS: vale ressaltar que para minimizar o risco de ser negativado, chegar no protesto e depois julgamento, nós sugerimos que o investidor aposte na diversificação da sua carteira.

 

Invista com a Nexoos

Nós temos um setor dedicado apenas à recuperação, dessa forma, os nossos investidores podem ficar tranquilos, caso haja alguma inadimplência em suas carteiras.

Dessa forma, já são mais de 70 mil investidores que aproveitam os benefícios como zero corretagem, retornos de até 42% ao ano e com recebimentos mensais!

Gostou da nossa proposta? Junte-se ao nosso time de investidores e clique aqui.

Redação Nexoos

Compartilhe este Artigo   

investidores investimento régua de cobrança

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.