Entrar

Termos e Condições para Solicitantes Nexoos

Estes Termos e Condições para Empresas Investidas (“Termos e Condições“), juntamente com a Política de Privacidade, descrevem os termos e as condições aplicáveis à participação de uma pessoa jurídica que que pretenda fazer ou faça parte de um processo de solicitação de crédito na Plataforma (a “Empresa Investida“). Referências a “Nexoos SEP” refere-se à Nexoos Sociedade de Empréstimos Entre Pessoas S.A., instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil, sob a forma de sociedade de empréstimos entre pessoas. Referências a “Nexoos“, “nós“, “nosso“, “nossa” e “Grupo Nexoos” referem se à Nexoos SEP e/ou a qualquer outra empresa do grupo, conforme aplicável, individual e/ou conjuntamente consideradas. Os créditos requeridos pela Empresa Investida serão concedidos por um ou mais investidores cadastrados na Nexoos e/ou que tenham contrato diretamente com a Nexoos (“Investidor“), cujo relacionamento com a Nexoos deverá ser regido por termos e condições e outros contratos aplicáveis a esta relação jurídica-contratual específica.

Estes Termos e Condições visam explicar o seguinte:

  • (i) como a Nexoos funciona;
  • (ii) como realizar o cadastro da “Cadastro de Empresa Investida”;
  • (iii) como funciona o processo de solicitação de um crédito na Plataforma Nexoos; e
  • (iv) como você pode utilizar a plataforma online disponibilizada, operada e mantida pela Nexoos (“a Plataforma”).

Estes Termos e Condições se aplicam e devem ser observados por você independentemente da forma que você opte por acessar a Plataforma, seja por meio do site da Nexoos a partir de um navegador/browser ou de qualquer outro aplicativo de um dispositivo móvel.

Por favor, leia estes Termos e Condições cuidadosamente e sugerimos que você imprima uma cópia para referência futura. Não obstante, a qualquer momento os Termos e Condições vigentes estarão publicamente disponíveis na página web da Nexoos.

A Nexoos se reserva o direito de atualizar os Termos e Condições sempre que necessário, ficando responsável por informar a você acerca de qualquer atualização materialmente relevante. Toda e qualquer atualização realizada não alterará as operações de créditos formalizadas por você até o momento da referida atualização. Caso você continue utilizando a nossa Plataforma após eventuais atualizações destes Termos e Condições, entenderemos que concordou com o conteúdo devidamente atualizado.

Para a sua comodidade, a data da última revisão destes Termos e Condições foi incluída no topo desta página. Recomendamos que toda vez que acessar estes Termos e Condições, você fique atento às novas atualizações, pois sua participação na Plataforma estará vinculada também por quaisquer alterações destes Termos e Condições.

Estes Termos e Condições são aplicáveis às situações em que a Empresa Investida contrate um Empréstimo Entre Pessoas (abaixo definido) a partir dos serviços de intermediação financeira prestados pela Nexoos SEP, conforme detalhado nestes Termos e Condições. O Grupo Nexoos operava até a data de atualização destes Termos e Condições única e exclusivamente como correspondente bancário de uma instituição financeira parceira. Desse modo, caso a Empresa Investida já tenha tomado recursos financeiros a partir da Plataforma, a formalização do referido crédito à época foi feita mediante a emissão de uma cédula de crédito bancário por sua Empresa em favor da instituição financeira parceira da Nexoos e não em favor de uma empresa do Grupo Nexoos. Esta mudança não afetará a sua experiência na Plataforma de forma alguma e, conforme acima explicado, os termos e condições daquela operação permanecem válidos e vigentes, não somente em função dos Termos e Condições aplicáveis à época, mas especialmente pelos contratos relacionados ao crédito formalizados por sua Empresa e que regulam os termos e condições daquela operação de crédito.

Atualmente, a Nexoos está em fase de transição para o novo modelo regulatório-contratual, mencionado em detalhes nestes Termos e Condições. Em linhas gerais, esta transição consiste no aperfeiçoamento tecnológico da Plataforma de forma a adequar o Grupo Nexoos à nova regulamentação do Banco Central do Brasil, editada para regular e fomentar as plataformas de crédito online no Brasil e que é base para a autorização concedida pelo Banco Central do Brasil que resultou na criação da Nexoos SEP.

Nesse sentido, durante a fase de transição para o novo modelo (a qual deverá se encerrar até 31 de dezembro de 2019), a Nexoos se reserva o direito a formalizar a operação de crédito pretendida por você, por meio de qualquer uma das modalidades oferecidas: (i) intermediação financeira entre pessoas realizada diretamente pela Nexoos SEP; ou (ii) operação financeira entre a Empresa Investida e a instituição financeira, em que a Nexoos atua como correspondente bancário desta última. A Nexoos, nesse contexto, garante a você que, independentemente da modalidade, nada irá mudar para a Empresa Investida no que diz respeito ao custo da transação (score, juros, multas, etc.), prazos de concessão e liberação do crédito e experiência da Empresa Investida durante o processo de solicitação de crédito.

Durante a sua experiência de solicitação e/ou formalização do crédito, a Nexoos sempre te informará a respeito da modalidade utilizada, seja diretamente por meio de uma visualização em sua página, seja mediante a utilização de contratos que formalizam a operação de uma das duas formas. Caso solicitação de crédito da sua Empresa Investida seja formalizada por meio da estrutura de parceria, os Termos e Condições vigentes até esta data de atualização deverão valer para a sua operação. Caso a sua Empresa já tenha captado recursos financeiros a partir da Plataforma nada mudará em relação à operação anterior, conforme acima mencionado.

Os Termos e Condições aplicáveis às operações de crédito formalizadas entre a Empresa Investida e a instituição financeira parceira da Nexoos pode ser encontrado neste link: https://www.nexoos.com.br/termos-e-condicoes-solicitante-correspondente. A adesão a estes Termos e Condições, O USO DA PLATAFORMA E A CONTRATAÇÃO DE UM CRÉDITO PRESSUPÕEM A ADESÃO PELA EMPRESA INVESTIDA DE AMBAS AS VERSÕES DESTES TERMOS E CONDIÇÕES.

Se você estiver usando nossa Plataforma e os serviços prestados a partir da Plataforma, ao concordar com estes Termos e Condições, na qualidade de representante legal da Empresa Investida, você garante que está devidamente autorizado para agir em nome da sua empresa.

 

1. Objetivo da Plataforma

1.1. A Nexoos é uma plataforma online que conecta empresas em busca de empréstimos (“Empresas Investida“) com investidores, pessoas físicas, jurídicas e fundos de investimento, que têm a intenção de investir em tais operações de empréstimo (os “Investidores“), modalidade também conhecida como “marketplace lending” ou “peer to peer lending” em diversos países do mundo.

1.2. Cada operação de empréstimo e de financiamento entre pessoas contratada por uma Empresa Investida será formalizada mediante a emissão de uma Cédula de Crédito Bancária (“CCB“) pela Empresa Investida em favor da Nexoos SEP (o “Empréstimo Entre Pessoas“). Cada CCB é um acordo separado e é regido por termos e condições próprios, sempre tendo como base a legislação e regulamentação aplicáveis. Em caso de conflito entre estes Termos e Condições e os termos e condições da CCB, os termos da CCB sempre devem prevalecer. Recomendamos que você leia atentamente a CCB caso decida receber recursos financeiros dos Investidores após a realização do processo de solicitação mencionado nestes Termos e Condições.

1.3. A emissão da CCB é formalizada como parte integrante de operação de Empréstimo Entre Pessoas, conforme Resolução nº 4.656, de 26 de abril de 2018, do Conselho Monetário Nacional (“Resolução 4.656“), e vincula o crédito tomado pela Empresa Investida a um Investidor, uma pessoa física ou jurídica que desembolsou parte (ou a totalidade) dos recursos financeiros necessários para o Empréstimo Entre Pessoas. Todos os relacionamentos contratuais relacionados ao Empréstimo Entre Pessoas serão formalizados a partir da Plataforma. O formato jurídico da vinculação entre a Empresa Investida e o Investidor depende do tipo de Investidor que pretenda investir em uma Empresa Investida a partir da Plataforma Nexoos, sendo atualmente dividida em duas modalidades: (i) Operação de Securitização ou (ii) Operação Peer-to-Peer.

1.4. No caso da Operação de Securitização, cada operação de Empréstimo Entre Pessoas é formalizada a partir do endosso em preto da CCB emitida pela Empresa Investida em favor da Nexoos SEP para uma securitizadora de ativos financeiros ou um fundo de investimentos creditórios, a Empresa Investida passa a ser a devedora de outra instituição, esta última que passa a figurar como credora da Empresa Investida. A Empresa Investida tem conhecimento e reconhece a possibilidade da CCB ser endossada a terceiros pela Nexoos SEP e se compromete a sempre pagar as parcelas futuras da CCB, conforme boleto encaminhado pela Nexoos SEP e de acordo com as suas instruções.

1.5. No caso de Operações Peer-to-Peer, cada operação de Empréstimo Entre Pessoas é formalizada, do ponto de vista do relacionamento contratual com o Investidor, a partir da celebração de um termo de vinculação entre o Investidor e a Nexoos SEP (“Termo Vinculante“), o qual deverá prever de forma específica que o Empréstimo Entre Pessoas vincula a CCB emitida pela Empresa Investida em favor da Nexoos SEP ao investimento realizado pelo Investidor e o respectivo desembolso dos seus próprios recursos financeiros que serão parte do Empréstimo Entre Pessoas. Cada Termo Vinculante é um ativo, representativo da operação de Empréstimo Entre Pessoas realizada entre uma Empresa Investida e um Investidor. Além do Termo Vinculante, o Investidor também deverá ter celebrado contrato com a Nexoos SEP, o qual estabelece os termos e condições gerais aplicáveis ao Investimento realizado a partir da formalização de um Termo Vinculante (“Contrato Investidor-Nexoos SEP“). O Termo Vinculante e o Contrato Investidor-Nexoos SEP são regidos por termos e condições próprios, sempre tendo como base a legislação e regulamentação aplicáveis aos Empréstimos Entre Pessoas.

  • 1.5.1 Pelo fato de serem Operações peer-to-peer, as operações de Empréstimo Entre Pessoas realizadas na Plataforma Nexoos entre os Investidores e as Empresas Investidas vinculam diretamente o crédito tomado pela Empresa Investida formalizada via CCB e o investimento feito pelo Investidor formalizado por meio do Termo Vinculante, conforme acima explicado. Dessa forma, o produto ou resultado do investimento feito pelo Investidor (bem como a devolução do valor principal desembolsado pelo Investidor à Empresa Investida) está 100% (cem por cento) atrelado ao pagamento das parcelas do empréstimo tomado pela Empresa Investida e formalizado mediante a emissão da CCB.

 

2. Como se tornar uma Empresa Investida

2.1. Para se tornar uma Empresa Investida na plataforma Nexoos você deverá atender aos seguintes critérios:

  • (i) ser um indivíduo maior de 18 anos;
  • (ii) representar uma pessoa jurídica (sociedade limitada, sociedade anônima, dentre outros tipos societários); (data de última atualização: 26/08/2019) p. 5 de 11
  • (iii) a Empresa Investida deve estar cadastrada junto à Receita Federal do Brasil por, no mínimo, um ano e estar com o seu CNPJ ativo;
  • (iv) ter e manter uma conta bancária e/ou conta de pagamento de pessoa jurídica válida no Brasil; e
  • (v) registrar os seus dados em nosso site em https://www.nexoos.com.br.

2.2. Caso uma potencial Empresa Investida não cumpra os requisitos listados acima, a mesma ainda assim pode ser autorizada para se tornar uma Empresa Investida, desde que obtenha autorização expressa e por escrito da Nexoos. A Empresa Investida poderá, ainda, receber da Nexoos uma comunicação acerca de um eventual parceiro da Nexoos que possa, sujeita aos termos e condições específicas deste parceiro, atender a demanda do crédito solicitado pela Empresa Investida. Mediante a assinatura destes Termos e Condições, a Empresa Investida autoriza a Nexoos a transferir os dados por ele imputados na Plataforma e/ou de qualquer outra forma transferidos à Nexoos, na medida em que tais dados atendam ao propósito da Empresa Investida em obter crédito de um dos parceiros da Nexoos que possam atender a demanda requerida.

2.3. A Nexoos SEP exerce o papel de intermediação financeira entre o Investidor e a Empresa Investida, sendo parte integrante do sistema financeiro nacional, devidamente autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil como uma sociedade de empréstimo entre pessoas. A Nexoos SEP não concede empréstimos em seu nome e nem retém o risco das operações de crédito que origina a partir da Plataforma, salvo na forma expressamente permitida na Resolução 4.656.

2.4. A Nexoos não dá conselhos ou recomendações e nenhuma informação disponibilizada na Plataforma deve ser interpretado como aconselhamento ou recomendação. Cada potencial operação de Empréstimo Entre Pessoas recebe um score de risco pela Nexoos no momento da sua solicitação com base nas informações contidas no pedido da Empresa Investida e os resultados de uma verificação online feita pela própria Nexoos, assim como a partir de registros mantidos por parceiros, como empresas de análise de crédito e dados cadastrais. A Nexoos não tem como política editar as informações apresentadas ou disponibilizadas por uma Empresa Investida e, no entanto, em determinadas circunstâncias a Nexoos se reserva o direito de editar e/ou acrescentar dados, identificando esses dados na medida do possível. A Nexoos entende que tais edições e/ou alterações são necessárias para que as informações analisadas pelos Investidores sejam as mais completas, assíduas e precisas possíveis, a fim de que este possa tomar uma decisão de investimento. A Nexoos se reserva o direito de interpretar tais informações para que os Investidores possam conhecer melhor diversos aspectos econômico-financeiros da Empresa Investida e, dessa forma, ter elementos apropriados para decidir em relação a um investimento, por sua própria analise.

2.5. No âmbito do processo de solicitação de um crédito financeiro na modalidade Empréstimo Entre Pessoas, você declara e garante o quanto segue:

  • (i) que todas as informações fornecidas a nós no curso do processo de concessão do Empréstimo Entre Pessoas são verdadeiras, completas e precisas em todos os aspectos.
  • (ii) que os documentos digitais disponibilizados são cópias fiéis e integrais dos documentos originais que estão em seu poder e que eles não sofreram qualquer alteração que não tenha sido eventualmente informada a Nexoos.
  • (iii) que você irá nos atualizar imediatamente caso qualquer das informações ou dados que você forneceu tenha sido alterada durante ou posteriormente o processo de solicitação do crédito.
  • (iv) estar ciente que os documentos e informações por Você disponibilizados são verdadeiros e precisos em todos os aspectos, e que, portanto, a Nexoos não se compromete com a veracidade de tais documentos e informações.
  • 2.5.1. Não obstante as declarações e garantia ora prestadas pela Empresa Investida, a Nexoos se compromete a rever os documentos e informações prestadas de forma diligente e responsável, se comprometendo a fazer questionamentos adicionais pertinentes sempre que entender necessário.

2.6. Ao enviar uma solicitação de crédito para análise, você autoriza a Nexoos SEP e as empresas do grupo Nexoos a consultarem suas informações no Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil (“SCR“), nos termos da Resolução nº 3.658, de 17 de dezembro de 2008, do Conselho Monetário Nacional.

  • 2.6.1. A finalidade e o uso de informações constantes do SCR estão relacionados exclusivamente a operações de crédito. Ressaltamos que você pode consultar as suas informações no SCR por meio do site do Banco Central do Brasil. Durante o processo de solicitação do investimento, você será informado acerca da existência do SCR, inclusive deverá concordar expressamente com a consulta pelo Grupo Nexoos de seus dados cadastrais e financeiros ali previstos.

2.7. Após o seu cadastro, a Nexoos realizará verificações adicionais de sua identidade e indícios de fraude que poderiam ser cometidas por você, na qualidade de representante legal da Empresa Investida (como proprietário, sócio ou diretor), assim como da Empresa Investida e também de outros membros ou diretores da empresa, inclusive aqueles que serão garantidores em do Empréstimo Entre Pessoas, podendo se utilizar como referência de crédito agências como por exemplo Serasa Experian, Boa Vista, Equifax e qualquer outro terceiro parceiro, assim como ferramentas desenvolvidas pela própria Nexoos. A Nexoos usa suas próprias diretrizes e políticas na avaliação dos pedidos feitos pelas Empresas Investidas e detém total discricionariedade quanto à possibilidade de permitir que você seja uma Empresa Investida na plataforma Nexoos e contrate um Empréstimo Entre Pessoas. A Nexoos se reserva o direito a solicitar documentações adicionais caso não sinta confortável com as informações e/ou documentos disponibilizados. Por fim, a Nexoos se reserva o direito a suspender ou colocar limitações sobre a atividade da sua Cadastro de Empresa Investida a qualquer momento, se assim julgarmos conveniente, a fim de cumprir com as nossas obrigações legais e com as políticas de investimento e concessão de crédito da Nexoos.

2.8. Para mais detalhes sobre como usamos as informações por você disponibilizadas, consulte nossa política de privacidade em https://www.nexoos.com.br/politica-de-privacidade.

2.9. Finalmente, caso estes Termos e Condições sejam aceitos, criaremos uma Cadastro de Empresa Investida Nexoos para você, permitindo que a pessoa jurídica que você representa passe a utilizar a nossa plataforma como uma Empresa Investida.

 

3. Nome de Usuário (Username) e Senha

3.1. Ao se cadastrar na Nexoos, você deve fornecer um Nome de Usuário e um e-mail de contato, além de escolher uma senha para acesso à Plataforma. Essas informações devem ser utilizadas para acesso a determinadas áreas restritas da Plataforma. Cada vez que você acessar a sua Conta Empresa Investida da Nexoos você precisará digitar seu endereço de e-mail e senha. Seu nome de usuário e senha são únicos e intransferíveis, motivo pelo qual recomendamos que você mantenha em segredo e guarde os mesmos sob a sua proteção.

3.2. Você é responsável por todas as informações e atividades na Plataforma por qualquer pessoa usando seu nome de usuário e senha, seja autorizada ou não por você. Caso você autorize um empregado, agente ou quaisquer terceiros a utilizar a Conta da Empresa Investida, você será responsável pela atividade deste terceiro na Plataforma. Qualquer violação de segurança, perda, roubo ou uso não autorizado de um nome de usuário, senha ou informações de segurança deve ser notificado para nós imediatamente.

3.3. Reservamo-nos o direito de não agir em suas instruções na ocasião de suspeita que a pessoa conectada à sua Cadastro de Empresa Investida não seja você ou em caso de suspeita de atividade ilegal, fraudulenta ou uso não autorizado das suas informações cadastrais.

 

4. O Processo de Solicitação do Crédito

4.1. O processo de contratação de um Empréstimo Entre Pessoas segue de acordo com as seguintes etapas:

  • 4.1.1. A Empresa Investida, por meio de seu representante legal, deve se registrar na Plataforma Nexoos, preenchendo todos os dados solicitados, inclusive Nome de Usuário e Senha;
  • 4.1.2. A Empresa Investida receberá um e-mail de confirmação e precisa clicar no botão presente no e-mail. O botão de verificação de e-mail possui token único, sendo assim prova que o representante legal da Empresa Investida é dono do e-mail fornecido.
  • 4.1.3. Para realizar o cadastro o usuário precisa confirmar que leu e está de acordo com este Termos e Condições para Empresas Investidas e com a nossa Política de Privacidade;
  • 4.1.4. Após estar cadastrado na Plataforma, a Empresa Investida poderá iniciar uma Solicitação de Crédito. A Solicitação de Crédito passará a ser analisada pela Nexoos assim que você fornecer todas as informações consideradas obrigatórias pela Nexoos.
  • 4.1.5. O processo de análise incluí o uso de algoritmos e modelos automatizados, consultas de referências de crédito, e provedores de dados e análise minuciosa feita pelos analistas da própria Nexoos. A Nexoos se resguarda o direito de interromper o processo de solicitação de qualquer Empresa Investida de acordo com critérios próprios e sem a necessidade de providenciar qualquer justificativa. Em caso de interrupção do processo de solicitação, este será finalizado e a solicitação não será publicada na plataforma.
  • 4.1.6. Durante o processo de análise, a Empresa Investida recebe um score, que será determinante para sua aprovação ou reprovação, assim como para o cálculo da taxa de juros do empréstimo, determinada única e exclusivamente de acordo com o score.
  • 4.1.7. Caso a solicitação seja aprovada conforme processo previsto no item anterior, a Empresa Investida será convidada a rever a solicitação, assim como fazer o upload dos documentos requeridos (caso este procedimento não tinha sido feito em algum passo anterior). Ao aceitar a proposta, a Empresa Investida confirma que as informações são verdadeiras e que ela concorda com a divulgação das informações para os Investidores. Uma vez que os documentos são validados pela Nexoos, a solicitação de empréstimo da Empresa Investida será publicada pela Nexoos no Marketplace para ser financiada.
    • 4.1.7.1. Ao aceitar a proposta de empréstimo da Nexoos e concordar em ser publicada a tarifa de análise de crédito (a “Tarifa de Analise de Crédito“) passa a estar devida pela Empresa. Essa tarifa é de 2% do valor bruto do empréstimo aprovado pela Nexoos.
  • 4.1.8. A solicitação publicada na plataforma ficará à disposição para acesso pelos Investidores durante a rodada de financiamento (o “Período da Rodada“), período em que estes poderão demonstrar interesse em investir. Caso a Empresa Investida não atinja 90% (noventa por cento) do valor solicitado durante o Período da Rodada, fica a critério da Empresa Investida seguir com a solicitação do valor alcançado ou se prefere cancelar a solicitação (nesse caso a Tarifa de Analise de Crédito não será mais devida). Em caso de continuidade, os Investidores aprovarão a transferência dos recursos para que a Nexoos SEP, direta ou indiretamente, possa fazer o desembolso em uma conta-corrente de titularidade da Empresa Investida por você informada durante o processo de solicitação do crédito.
  • 4.1.9. A Empresa Investida será convidada a assinar a CCB, a qual será garantida por um ou mais sócios e/ou um ou mais diretores, na condição de devedor solidário na operação de crédito. Uma vez que a CCB seja assinada, a Empresa Investida receberá o valor líquido do empréstimo, descontado de IOF e demais taxas e comissões envolvidas na operação de CCB, conforme previamente informado durante toda a solicitação do empréstimo. A Empresa Investida deverá obrigatoriamente informar uma conta em nome da empresa, com mesmo CNPJ, para que a transferência dos recursos seja realizada.
    • 4.1.9.1. No momento da liberação bem-sucedida dos recursos para a Empresa Investida a Nexoos SEP deverá deduzir uma remuneração pelos serviços de intermediação financeira por ela prestados, a Comissão de Intermediação Financeira pela operação. A cobrança da Comissão de Intermediação Financeira exonera a Empresa Investida do pagamento da Taxa de Análise de Crédito acima referida.

5. Análise de Crédito, Seleção das Empresas e Score

5.1. A Nexoos é responsável pela análise e seleção prévia das Empresas Investidas. O objetivo da análise de crédito é selecionar as empresas que possuem maior capacidade de pagamento da dívida, mantendo assim um ambiente sustentável para os Investidores, por meio de uma taxa de inadimplência baixa na Plataforma.

5.2. O Nexoos score é uma “nota” dada pela Nexoos após a avaliação do o risco de se emprestar recursos em uma Empresa Investida, considerando, nesse caso, que a modalidade da operação financeira é um “Empréstimo Entre Pessoas”, ou seja, a Nexoos enxerga a operação sob o ponto de vista dos Investidores da Plataforma. O score é importante para a Empresa Investida, pois quanto melhor o score mais baixa será a taxa de juros associada ao Empréstimo Entre Pessoas.

5.3. A Nexoos se compromete a envidar os seus melhores esforços para fornecer aos potenciais credores indicadores que reflitam de forma satisfatória e imparcial o risco dos potenciais devedores e das operações de empréstimo e de financiamento. A Nexoos SEP utiliza critérios consistentes, verificáveis e transparentes, contemplando aspectos relevantes para avaliação do risco de crédito, como situação econômico-financeira, grau de endividamento, capacidade de geração de resultados ou de fluxos de caixa, pontualidade e atrasos nos pagamentos, setor de atividade econômica e limite de crédito. A Nexoos não dá conselhos ou recomendações e o score não deve ser interpretado como aconselhamento ou recomendação.

 

6. Taxa de Juros e Pagamento

6.1. A Empresa Investida tem a obrigação de realizar os pagamentos nos prazos e valores conforme descritos na CCB. Os pagamentos devem ser feitos a partir de boletos bancários emitidos e/ou direcionados à Empresa Investida pela Nexoos e/ou uma de suas empresas parceiras.

6.2. Os boletos poderão ser gerados via um parceiro de Meio de Pagamento na forma de boleto de recarga de conta de pagamento. Nesse caso, a Empresa Investida está ciente que o boleto poderá constar no campo “Pagador” o nome da Nexoos e/ou uma de suas empresas parceiras titular da conta de pagamento destino do valor cobrado.

6.3. Em caso de atraso, serão aplicadas:

  • (i) Multa de 2% (dois por cento) do valor em atraso;
  • (ii) Juros de mora de 1% (um por cento) ao mês sobre o valor em atraso;
  • (iii) Atualização da dívida de acordo com os juros remuneratórios do período, com a mesma taxa de juros acordada na CCB;
  • (iv) Honorários advocatícios e demais despesas relacionadas à cobrança dos valores inadimplentes; e
  • (v) Eventuais tributos, incluindo, mas não se limitando a IOF, incidentes sobre o valor em atraso.

 

7. Atrasos e inadimplemento

7.1. A Empresa Investida desde já autoriza o registro/cadastramento de seus dados no SERASA, SPC e/ou qualquer outro serviço similar de proteção ao crédito em caso de atraso e/ou inadimplemento nos pagamentos das parcelas.

 

8. A Atuação da Nexoos

8.1. A Nexoos executa diversos serviços, dentre eles:

  • (i) intermediação financeira em que recursos financeiros coletados dos Investidores são direcionados à Empresa Investida nos termos da Resolução 4.656;
  • (ii) gerenciamento e administração da plataforma Nexoos, no intuito de promover a aproximação entre as Empresas Investidas e os Investidores;
  • (iii) análise de crédito e seleção das empresas, assim como classificação delas em uma escala de score própria da Nexoos; e
  • (iv) prestação de serviços de pagamento, administrativos na facilitação de pagamentos, cobrança, renegociação, emissão de moeda eletrônica, dentre outros, diretamente ou por meio de empresas parceiras.

 

9. Considerações Finais

9.1. Caso você opte por se tornar um membro da Nexoos, você deve cumprir com esses Termos e Condições para Empresas Investidas. Esses Termos e Condições devem ser lidos sempre em conjunto com a nossa Política de Privacidade, bem como com os demais documentos que a Empresa Investida deverá formalizar durante o processo de requisição, recebimento e pagamento do crédito.

9.2. Ao utilizar a Plataforma, você confirma que:

  • (i) teve a oportunidade de ler os Termos e Condições para Empresas Investidas e está de acordo com o conteúdo aqui previsto;
  • (ii) teve a oportunidade ler a Política de Privacidade e está de acordo; e
  • (iii) está ciente que sua operação poderá ser adotada por um dos dois modelos oferecidos atualmente na Plataforma e que, portanto, não somente estes Termos e Condições, mas o Termos e Condições disponível no link https://www.nexoos.com.br/termos-econdicoes-solicitante-correspondente também será aplicável.

Caso você não concorde com esses Termos e Condições para Empresas Investidas ou com a Política de Privacidade, ou com qualquer outro termo aqui mencionado, você deve parar de usar a Plataforma Nexoos imediatamente.