Score empreendedor

O que é Score empreendedor e a sua importância para empresas

Ao pedir um empréstimo, você passa por diversos modos de avaliação para que a sua proposta seja aprovada e consiga ter em mãos a quantia pedida. Entre eles está o Score empreendedor, uma ferramenta usada para determinar a capacidade de uma empresa em pagar as parcelas do empréstimo.

Presente em vários países, no Brasil, o Score empreendedor é calculado pelo Serasa. Quanto maior a pontuação, maiores serão as chances de o empreendedor conseguir o empréstimo com a instituição financeira.

O que é Score empreendedor?

O Score empreendedor é uma ferramenta usada para calcular a aptidão de empreendedores de cumprirem com os prazos estipulados nos contratos de empréstimos. A sua pontuação varia de 0 a 1.000, dividindo em três níveis de inadimplência:

  • alto risco: 0 – 300;
  • médio risco: 301 – 700, 
  • baixo risco: 701 – 1000. 

Além de atribuir pontuações aos empreendedores e os seus negócios, aprovando ou não para possíveis empréstimos, o Score também disponibiliza as seguintes funções:

  • Fatores de pontuação: explicações de cada fator usado nas pontuações do Score Empreendedor de cada empresa;
  • Acesso Multiplataforma: é permitido o acesso do empreendedor em qualquer aparelho digital, desde que tenha acesso à internet,
  • Conteúdo Educacional: são disponibilizados conteúdos com dicas para melhorar a pontuação da empresa.

Essa ferramenta de pontuação ajuda na determinação de risco de inadimplência do negócio, mas não é a única disponível no mercado. A Nexoos utiliza um modelo com mais de 500 variáveis, usando outras ferramentas, como a machine learning.

Quem pode consultar o Score empreendedor?

O Score empreendedor, também chamado de Serasa empreendedor score, é voltado para MEIs (Microempreendedor Individual) e MEs (Microempreendedor) que compõem grande parte do percentual de empresas brasileiras no mercado.

O Serasa possibilita um serviço gratuito para que os microempreendedores possam consultar o score empreendedor no site. Eles só precisarão ter em mãos o RG e o CNPJ da empresa para preencher os dados cadastrais, assim como o nome da mãe do CPF registrado.

Como calcular a pontuação de crédito?

Depois que estiver cadastrado, o CPF do empreendedor vai para um banco de dados para que seja gerado um Score empreendedor para identificar as possibilidades de um empréstimo, ou seja, a sua pontuação de crédito.

Para que a pontuação do Score empreendedor seja gerada são considerados alguns fatores, como se há negativações dos sócios ou da empresa, se as informações cadastrais de ambos estão atualizadas no banco de dados e até a relação atual da empresa com o mercado e o seu público.

Ele é um processo dinâmico de estatística, que considera as informações disponíveis na base de dados da Serasa Experian ao consultar o CNPJ da sua empresa.

Como aumentar o meu Score?

O Score Empreendedor foi criado para estimular comportamentos financeiramente saudáveis, por meio de incentivos de obter maior acesso a crédito e financiamentos com esse sistema de pontos. De acordo com a Sebrae, 27% do PIB (Produto Interno Bruto) são gerados por micro e pequenas empresas.

Devido a essa falta de gestão financeira, esse empreendedores não conseguem pedir empréstimos empresariais, já que possuem baixas pontuações de crédito. Veja quais são os principais motivos para o Score empreendedor baixo:

  • Contas de serviços básicos em atraso (luz, água, gás e telefone);
  • Ações judiciais contra a empresa ou sócios;
  • Inadimplência em bancos, cartões e empréstimos,
  • Cheques sem fundo.

Para que a sua empresa esteja com a pontuação superior a 700 e os empréstimos empresariais sejam uma realidade, existem algumas dicas que você pode seguir, conseguindo comportamentos financeiros saudáveis para o seu negócio. Confira!

Limpe o seu nome

A primeira coisa a se fazer é limpar tanto o seu nome quanto o da empresa. Contas em atraso são as palavras-chave para que você seja considerado um empreendedor inadimplente. 

Então, separe todas as contas atrasadas e procure os credores. Se não for possível pagar de uma vez, negocie. Deixe o seu nome livre de empecilhos quando for pedir o empréstimo para empresas.

Não atrase as contas

Outra dica importante para que o seu Score empreendedor suba é ter o pagamento das contas em dia. O atraso delas vai gerar dívidas que vão sujar de o nome da empresa.

Há diversas maneiras para que você consiga organizar os pagamentos, desde de softwares com pagamentos agendados a métodos mais tradicionais, como transações bancárias. 

Atualize os seus dados e da sua empresa

As pontuações de crédito analisam os seus dados cadastrados na plataforma digital do Serasa. A consulta do Score empreendedor pode ser feita a qualquer hora, por isso, é importante que você sempre mantenha as suas informações atualizadas, já que ele só é atualizado quando dados novos são inseridos na base de informações.

Inove com a Nexoos!

Agora que você sabe o que é Score empreendedor, inove com a Nexoos usando o modelo marketplace lending para os seus empréstimos empresariais. Ele une investidores e empresas em processos 100% digitais, confiáveis e com aprovações de até dois dias.

Nós oferecemos oportunidades de crescimento sem burocracia, com as menores taxas para o empreendedor e retornos de 14% a 63% para investidores. Saia do convencional e faça seu empréstimo empresarial na Nexoos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima