inovação_mão_lâmpada

Inovação Empresarial: Como Inovar O Seu Negócio Em Meio À Pandemia?

Estamos vivendo um momento difícil desde o início da pandemia, causada pelo vírus da Covid-19 e, por isso, nunca foi tão importante saber como realizar uma inovação empresarial. Seja em seus produtos, serviços, atendimentos ou na forma de gerenciamento.

Saber quais são as prioridades dos seus clientes e entender as suas necessidades é fundamental para que você consiga aplicar a inovação em seu negócio. Por isso, é preciso conhecer todos os tipos de inovação, características, e quais são as mudanças significativas para a sua empresa.

Abaixo, vamos te apresentar algumas dicas de como usar a inovação em seu favor, seja por meio de sistemas de gestão, mudança de processos ou oferecimento de produtos. Além disso, você vai saber mais sobre o conceito e todas as vantagens. Vamos lá?

O que é inovação?

O primeiro passo para entender sobre inovação empresarial é saber que não é necessariamente o ato de criar coisas inéditas. E sim, incentivar a geração de produtos e serviços mais facilitadores, com métodos e processos mais atualizados e com geração de valor.

A inovação, principalmente na presença virtual, é um passo indispensável para a grande maioria das empresas. Isso porque, as pessoas mudaram os seus hábitos e passaram a consumir muito mais na internet e nas compras não seria diferente. Tudo passou a funcionar de forma 100% digital, e as melhorias foram extremamente necessárias.

E é importante destacar que, nesse meio da inovação, é preciso realizar algumas mudanças, mas não esquecer que o seu negócio não deve perder sua essência e deve estar no mesmo lugar do seu cliente, ou seja, em todas as redes sociais que ele está e de acordo com o perfil de consumidor dele.

Confira abaixo algumas dicas de como aplicar a inovação

Entenda quais são as novas prioridades

E como já dito anteriormente, com o coronavírus, algumas das prioridades mudaram, e consequentemente fez com que muitas empresas alterassem o seu foco ou aumentassem a gama de produtos e serviços disponíveis. Um exemplo disso são os restaurantes que não tinham serviço de delivery e tiveram que oferecer essa opção para se manter.

Conheça e saiba quais são os novos hábitos de consumo

Outro ponto importante é saber quais são os novos hábitos e o que mudou individualmente para cada pessoa e dentro de grupos. Em mercados, por exemplo, as pessoas tiveram que se distanciar em filas e nos caixas em uma distância maior do que era antigamente. Sendo essa uma inovação que parece ser sutil, mas que faz a diferença no hábito do seu consumidor.

Pense na experiência do cliente

Repensar o conceito de experiência do cliente é algo fundamental para que as empresas consigam manter a inovação empresarial. Muito ligado as outras dicas, mas com a diferença de que nesse caso, o que vale é como o cliente vai se sentir ao comprar na sua empresa ou receber algum serviço em casa. Nesse caso, vale usar a criatividade e se destacar, seja por meio da embalagem ou da forma de atendimento.

Faça testes em seu site, se tiver um e-commerce, crie enquetes para entender quais são as reais necessidades. Porém, se o seu trabalho for oferecimento de um serviço, em suas redes sociais aposte em dicas, posts informativos, e-books e newsletters. Com isso, você consegue deixá-lo ansioso para conhecer mais sobre os seus serviços e passa uma credibilidade maior antes da venda.

Quais são os tipos de inovação?

É importante saber que existem alguns tipos de inovação disponíveis para aplicar em sua empresa. Listamos abaixo alguns, para que você conheça cada um deles e identifique qual faz mais sentido para o seu negócio. Vem ver!

  • Inovação organizacional: é a aplicação de métodos para ampliar a competitividade da empresa, com processos melhorados de recrutamento e seleção e desenvolvimento de colaboradores com mais atenção a questões psicológicas;
  • Inovação de processo: quando falamos em inovação de processos, o foco é em aceleração da produtividade sem perder a qualidade;
  • Inovação de produto: nesse caso, o processo será feito com o oferecimento de novos produtos ou melhorias já existentes, sempre pensando em agregar mais valor e atender todas as expectativas;
  • Inovação em marketing: diz respeito a todas as mudanças em design de produto, reposicionamento de mercado, segmentação e até mesmo um rebranding.

Principais vantagens de apostar em inovação!

Agora que você já sabe o que é inovação e quais são os principais tipos, vale entender as vantagens para o seu empreendimento e funcionários. Dessa forma, você terá verdadeiras transformações e chances de crescimento e expansão. Confira abaixo!

Um dos benefícios que investir na inovação empresarial pode trazer para a sua empresa é gerar uma vantagem competitiva ainda maior. Visto que, nesses tempos de crise, todas as empresas procuram um destaque, porém, apenas as que tiverem diferenciais relevantes vão conseguir ter a permanência no mercado atuante.

Além disso, independentemente do segmento, uma empresa que deseja crescer e se destacar no mercado precisa investir em inovação. Principalmente em evoluções tecnológicas como o uso de um sistema de gestão, que automatiza processos e otimiza o tempo em tarefas do dia a dia como a emissão de notas fiscais.

Portanto, saiba que inovações tecnológicas são grandes aliadas para as empresas e são importantes para trazer um diferencial e retorno cada vez melhor, tanto dos seus clientes, que percebem a sua preocupação com esses detalhes, quanto a sua visibilidade que passa a ser maior e até mesmo com os funcionários que se sentem mais engajados e motivados com as mudanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima