Fintech de empréstimos Nexoos é entrevistada pelo programa Tech News, da Jovem Pan

Fintech de empréstimos é tema do Tech News, da Jovem Pan

A fintech de empréstimo para empresas Nexoos foi entrevistada pelo programa Tech News da Jovem Pan, durante o festival BlastU.

Durante a entrevista o apresentador Carlos Aros e o CEO da startup Daniel Gomes falaram sobre a dificuldade que o empresário brasileiro encontra para ter acesso a crédito.

No bate papo, os dois conversaram sobre as alternativas aos serviços financeiros tradicionais oferecidas pelas fintechs. O principal tema da conversa foi o peer to peer lending ou marketplace lending. Nessa modalidade de financiamento, que também pode ser definida como crowdfunding de empréstimos, cada empréstimo é viabilizado por um grupo de investidores pessoa física. Bastante conhecida internacionalmente graças à fintechs como a inglesa Zopa e Funding Circle, a modalidade chegou ao Brasil através de empresas como a Nexoos.

Na Nexoos, qualquer empresa com faturamento mínimo anual de R$ 250mil pode fazer uma solicitação. O processo de análise de crédito é feito online. Com a ajuda de algoritmos e inteligência artificial, a Nexoos faz a análise do histórico de crédito da empresa e checa a ausência de negativações e protestos. Em uma ligação com um analista de crédito, a empresa solicitante é analisada ainda mais a fundo. Após esse processo, é dado um parecer sobre a concessão do empréstimo.

Ao ser aprovada para crédito, a empresa é apresentada aos investidores cadastrados na plataforma. Cada um deles decide quais empresas quer financiar e faz um aporte de uma pequena parte do valor. Após algumas horas, o valor total é arrecadado e a empresa recebe o dinheiro em sua conta dentro de 7 dias.
nexoos emprestimo para empresas

Como investir

Para investir em pequenas e médias empresas através da Nexoos, também é necessário se cadastrar no site. O retorno é promissor, com taxas que vão de 18% a 36% ao ano. De acordo com Daniel, o investimento não é para o investidor iniciante e sim para quem tem apetite para o risco.

A garantia está no aval de um dos sócios da empresa solicitante. Em caso de inadimplência, a plataforma oferece todo o apoio para que os investidores entrem com uma ação conjunta. Mesmo assim, a taxa de inadimplência da Nexoos permanece baixa, com apenas 6 das 170 empresas financiadas estando em inadimplência.

Nexoos na Jovem Pan

Com o crescimento no mercado deste tipo de empréstimo, o Banco Central está realizando uma consulta pública que visa facilitar a atuação de fintechs de empréstimo.  
A reportagem deve ir ao ar ainda esta semana na rádio Jovem Pan no programa Tech News.

O festival BlastU aconteceu nos dias 16 e 17 de outubro em São Paulo, no Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera. O evento teve como objetivo reunir startups, empresas e interessados em discutir tecnologia e negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima