Captação de recursos financeiros

Entenda como tornar o seu negócio atraente para a captação de recursos financeiros

Seja qual for a razão de uma empresa buscar por uma captação de recursos financeiros, investir na infraestrutura, na equipe interna ou na divulgação da marca é uma etapa importante para o desenvolvimento de qualquer negócio. 

Os empreendedores utilizam os financiamentos para fazer seu negócio crescer, com implementações de novas estratégias, independentemente do porte da empresa: MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempreendedor) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte).

Conseguir deixar as empresas atraentes e preparadas para quando for necessária a captação financeira é uma peça fundamental para o crescimento do seu negócio. Para saber como facilitar a captação de recursos financeiros, continue lendo o artigo. 

Por que a captação de recursos financeiro é importante?

A captação de recursos é uma parte essencial para que o negócio prospere. Quando o empreendedor ou gestor decide recorrer a investimentos de terceiros, ele aplica o capital no próprio negócio, com o objetivo de ampliar a empresa.

Para as companhias com recursos financeiros mais escassos ou iniciantes no mercado financeiro, a captação é ainda mais essencial para poder estabilizar o fluxo de caixa e investir em melhorias.

Qual o melhor momento para procurar por investidores?

Antes de começar a buscar investimentos, é necessário que o empreendedor entenda que a empresa precisa passar por estágios de consolidação antes de procurar por investidores para o seu negócio.

A primeira fase de qualquer empresa é a inicial, em que o negócio deixa de ser só uma ideia e passa a ser realidade. Depois vem a fase intermediária, em que o empreendedor vai moldar a companhia com um planejamento a longo prazo, além de compor a equipe interna.

Quando a companhia estiver com serviços e produtos planejados e testados no mercado, é o momento de implementar a fase de operação. Nela, o gestor já terá uma empresa que consiga lidar com os investidores e suas demandas, assim como saber quais setores do seu negócio precisam de atenção.

Dicas de como tornar a sua empresa atrativa para a captação de recursos financeiros

Captar recursos financeiros é a alternativa encontrada pela maioria dos empreendedores para desenvolver os seus negócios, porém, essa não é uma decisão que deve ser tomada sem um planejamento. Confira abaixo algumas dicas para tornar a sua empresa atraente para os investidores.

Tenha um planejamento de negócios

O planejamento é uma parte importante em qualquer setor de uma empresa. Ao procurar por investidores, eles irão querer informações e perspectivas do futuro para o seu negócio – dados que estarão presentes em um planejamento de negócios.

Além das informações básicas, como o histórico, o fluxo de caixa e os diferenciais do negócio diante da concorrência, o planejamento futuro também precisa estar explícito para conquistar a confiança do investidor e para que ele queira aplicar na empresa.

Defina o que vai oferecer em troca

A captação de recursos financeiros para empresas é uma via de mão dupla, ou seja, ao solicitar um empréstimo empresarial, você precisa estar pronto para oferecer alguma vantagem em troca. As condições para a negociação devem ser estabelecidas antes de finalizar a transação.

Por isso, uma dica importante é que você já tenha definido a quantia que irá solicitar, assim como uma oferta em troca. Caso haja uma contra-oferta,você precisa estar preparado para aceitar ou negar.

Saiba apresentar os resultados financeiros do seu negócio

Como foi dito acima, o planejamento financeiro é uma das peças fundamentais para conseguir tornar o seu negócio atrativo para os investidores, mas só isso não basta. O empreendedor precisa conhecer a sua empresa e o seu fluxo de caixa, além das perspectivas do mercado para o setor em que o negócio atua.

Opções de captação de recursos financeiros

No mercado financeiro existem várias fontes de captação de recursos financeiros às quais a sua empresa pode recorrer, desde as modalidades mais tradicionais às mais inovadoras. Conheça algumas delas abaixo.

Mercado de ações

Entre as modalidades de investimentos mais conhecidas, o mercado de ações é uma oportunidade de a sua empresa conseguir investidores em troca de 25% dos lucros e, às vezes, a participação nas assembleias. Esse tipo de captação de recursos é mais usado para empresas consolidadas no mercado financeiro.

Debêntures

Outra opção entre as modalidades mais tradicionais, as debêntures são títulos de dívida emitidos por empresas com a finalidade de financiar projetos. Essa é uma opção ao empréstimo bancário, que geralmente é pouco atrativo devido às altas taxas. 

Marketplace lending

O marketplace lending é uma modalidade que chegou ao Brasil há alguns anos. Ele possui o objetivo de juntar investidores e empreendedores que precisam de crédito para as suas empresas. 

A Nexoos é uma empresa especializada no marketplace lending, que possibilita empréstimos empresariais sem interferência de agências bancárias e aprovação de crédito em até 2 dias úteis.

Crowdfunding

O crowdfunding é uma modalidade de captação de recursos financeiros que se popularizou nos últimos anos. Com ele, os empreendedores conseguem capital como se fosse uma “vaquinha”, ou seja, a empresa solicita um valor e os investidores doam qualquer quantia até atingir o que foi pedido.

Esse é um investimento feito pela internet, em que o doador ganha em troca kits da empresa ou produtos. Tudo vai depender da empresa que está fazendo o crowdfunding.  

Expanda o seu negócio com a Nexoos!

Agora que você sabe como fazer a captação de recursos financeiros e a sua importância, cadastre a sua empresa na Nexoos. Nós somos uma plataforma digital especializada na conexão de investidores e empresas que precisam de crédito. 

Aqui, você consegue empréstimos empresariais 100% on-line, rápidos, seguros e sem taxas bancárias. Conheça a Nexoos acessando o site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima