crowdfunding empréstimos para empresas

Crowdfunding de Empréstimos para Empresas

Criação de startups, aplicativos, projetos sociais, produtos e até hamburguerias. Diversas empresas já estão recorrendo ao crowdfunding para tirar as suas ideias do papel. Esse tipo de financiamento coletivo funciona geralmente online. Nele, os usuários colaboram com determinadas quantias para ajudar a financiar um projeto ou uma ideia.

Uma modalidade ainda pouco explorada nesse segmento é o crowdfunding de empréstimos, que vem substituindo serviços tradicionais de empréstimos por alternativas mais simples e inteligentes que não envolvem juros exorbitantes, contratos e exigências dos sistemas financeiros tradicionais.

Se antes as empresas só podiam recorrer aos bancos para alinhar o seu fluxo de caixa ou fazer novos investimentos em seu negócio, com essa estratégia tudo tem ficado mais fácil. A seguir tiraremos todas as suas dúvidas sobre crowdfunding de empréstimos para empresas.

Quais as vantagens desse financiamento?

Com um crowdfunding de empréstimos, a empresa possui uma série de vantagens. Principalmente as pequenas e médias, que não são alvos do interesse bancário e correm maior risco de terem suas propostas negadas.

Dentre esses benefícios estão a fuga dos entraves burocráticos e das taxas de juros impostas pelos bancos, a possibilidade de dividir o valor arrecadado por mais de um investidor, a segurança oferecida pelos sites de financiamento, os custos de processos menores e taxas de retorno mais viáveis diante da diluição do risco global.

Como fazer um crowdfunding de empréstimos para minha empresa?

A internet possui diversos sites de financiamento coletivo tradicional. Neles, o usuário disponibiliza a sua ideia e um valor final para que ela se concretize. Na maioria dos casos, esse valor vem atrelado a recompensas para as pessoas que contribuíram – que vão de agradecimentos formais à entrega de produtos ou serviços.

No caso do crowdfunding de empréstimos, a empresa pode recorrer diretamente a investidores que contribuem com uma empresa que acreditam e recebem o retorno financeiro do que foi investido, depois de um tempo. E não é preciso oferecer qualquer recompensa.

São os chamados empréstimos peer-to-peer (P2P), método que permite a concessão de dinheiro, sem a intermediação dos bancos tradicionais. Tudo é feito virtualmente, de maneira rápida e segura.

Como recebo o valor arrecadado?

Em um financiamento coletivo, quando um usuário atinge a sua meta o valor é arrecadado meios digitais como o PayPal. A maioria das plataformas cobra pelo serviço, com taxas de 5% a 10% sobre o total recebido.

No caso do crowdfunding de empréstimos, também é cobrada uma taxa quando uma empresa é financiada, mas muito menor do que os bancos comuns. Do empréstimo, é feito o desconto do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e da comissão da plataforma de empréstimos. A empresa tem a quantia solicitada depositada diretamente na sua conta-corrente.

E quem financia?  Posso emprestar meu dinheiro para as empresas?

Quem financia são pessoas comuns, como você! Ao emprestar para uma empresa em peer-to-peer lending, você está fazendo um investimento e consegue obter retornos expressivos. No caso da Nexoos, a rentabilidade vai de 120% até 180% do CDI!  Quer entender melhor como funciona um investimento peer-to-peer? Veja esse outro post.

Gostou das dicas? Se ainda restaram dúvidas sobre crowdfunding e peer-to-peer lending, não deixe de compartilhá-las com a gente nos comentários! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Rolar para cima