Empreendedorismo7 de fevereiro de 2020 Tempo de Leitura: 3 minutos

Entenda o fluxo de caixa indireto

Por Murilo Bássora

Fluxo de caixa indireto

ÍNDICE

Entre os vários mecanismos criados para controlar a “saúde” financeira de uma empresa, o fluxo de caixa indireto é uma das ferramentas usadas pelos gestores para manter uma administração eficiente.

Apesar de ser uma peça fundamental em um planejamento financeiro, o fluxo de caixa indireto ainda é um método que causa dúvidas aos gestores, dificultando a realização da contabilidade das empresas.

O que é Demonstração de Fluxo de Caixa?

Antes de explicar o que é o fluxo de caixa indireto, os gestores precisam conhecer a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC). Ele é o relatório financeiro baseado no balanço patrimonial e no Demonstrativo de Resultados de Exercício (DRE).

Essa é uma ferramenta usada para controlar o fluxo de caixa do seu negócio, ou seja, as entradas e saídas de capital por um determinado período. O DFC é dividido em três ações principais:

  • Ações operacionais: são os custos de produção e entrega dos produtos ou serviços da empresa, registrados no DRE;
  • Ações de investimento: é o aumento e redução dos ativos não circulantes do balanço patrimonial. Em outras palavras, bens ou direitos que só poderão ser resgatados depois de um ano,
  • Ações de financiamento: são as entradas e saídas de títulos (financiamentos ou empréstimos) que poderão ser resgatados em menos de um ano.

Os modelos usados pela demonstração de fluxo de caixa são divididos em dois tipos: fluxo de caixa direto e indireto. Confira abaixo as definições.

Modelo Direto

O modelo de fluxo de caixa direto é usado na gestão financeira para apontar detalhadamente as quantias (recebimentos e pagamentos) usados pela empresa em um determinado período.

Ele tem como objetivo destacar os resultados financeiros brutos do negócio, permitindo que esses dados sempre estejam atualizados e disponíveis. O DFC direto precisa conter dados como: pagamento de juros e multas, todo tipo de saída ou entrada de capital, além dos recursos recebidos por clientes.

Modelo Indireto

Ao contrário do modelo direto, que só analisa as entradas e saídas do caixa, o DFC indireto começa pela análise do lucro líquido, avaliando os impactos no fluxo de caixa, ajudando o gestor a notar as mudanças ocorridas em um determinado período.

Ele explora o regime de competência das empresas, ou seja, as informações de contabilidade do negócio. Esse é um método usado para analisar as variações do desempenho financeiro da companhia, levando em consideração o balanço patrimonial e o DRE. 

Importância da Demonstração de Fluxo de Caixa 

As informações sobre o fluxo de caixa de uma entidade são importantes para a contabilidade de uma empresa. Com o fluxo de caixa indireto e direto, o gestor consegue avaliar a capacidade financeira da companhia.

Uma das principais vantagens do método indireto de fluxo de caixa é o baixo custo, já que só serão necessários duas informações: o balanço patrimonial no início de um período e o do final, além da Demonstração de Resultados de Exercício. 

Já o método direto exige um custo maior para fazer a análise e a classificação de entradas e saídas do caixa da empresa. Apesar de trabalhoso, o DFC direto permite que essas informações sejam reaproveitadas pela organização.

O que devo fazer antes de realizar o fluxo de caixa indireto?

Agora que você já sabe os conceitos do fluxo de caixa indireto e direto, além da sua importância para manter a “saúde” financeira da sua empresa, existem alguns detalhes aos quais o seu negócio precisa se atentar antes de colocar em prática esses modelos. Vejas quais são:

Confira as informações

Ao fazer a contabilidade de uma empresa, é comum que ferramentas como planilhas sejam usadas para facilitar o manuseio de tantos números. Por isso, é importante que as informações estejam corretas para que não haja desencontros entre os dados, já que a situação de fluxo de caixa é atualizada por elas.

Consolide o DRE e o balanço patrimonial

Tanto o DRE quanto o balanço patrimonial são fatores muito relevantes ao utilizar a demonstração de fluxo de caixa indireto. Por isso, é importante fazer a consolidação dos documentos contábeis, ou seja, unir todos os relatórios das empresas envolvidas em um grupo.

Essa prática é mais usada por organizações com mais de uma empresa, possibilitando a avaliação do fluxo de caixa indireto do grupo, demonstrando a importância desses relatórios.

Faça a conciliação contábil

A checagem das informações contidas nas demonstrações de fluxo de caixa é o que chamamos de “conciliação contábil”. Essa etapa permite que possíveis erros não passem despercebidos, diminuindo as chances de os dados da contabilidade se desencontrarem. Isso fornece reflexos reais da empresa.

Peça o seu empréstimo empresarial com a Nexoos!

A Nexoos é uma plataforma de marketplace lending que junta investidores e empresas que precisam de crédito, com processos 100% on-line, rápidos, seguros e fáceis. 

Aqui, nós aumentamos as possibilidades de aporte e crescimento. Solicite o seu empréstimo empresarial na Nexoos e tenha a aprovação em até 2 dias úteis com as menores taxas.

Murilo Bássora

Compartilhe este Artigo   

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.