Empreendedorismo3 de dezembro de 2019 Tempo de Leitura: 4 minutos

Empresa unicórnio: Conheça o conceito e como chegar lá

Por Murilo Bássora

empresa unicórnio

ÍNDICE

Se você está dentro do mundo das startups, certamente já ouviu falar em empresa unicórnio. Para que esse feito seja atingido, a empresa em questão deve ser avaliada em 1 bilhão de dólares e não ter seu capital em bolsas de valores.

A missão é difícil de ser alcançada, mas muitas empresas estão trabalhando duro para conquistar essa meta. Saiba mais sobre o mundo das empresas unicórnio e como chegar lá com a Nexoos!

Como surgiu o termo empresa unicórnio?

O termo foi criado em 2013 pela investidora anjo americana Aileen Lee, que descreveu as empresas dessa forma em um artigo. Nesse estudo, Aileen calculou que apenas 0,07% dos negócios apoiados por algum tipo de capital de risco chegavam ao número de 1 bilhão de dólares em avaliação de mercado.

Como ainda não existia um termo para definir essas empresas, Aileen, que também é fundadora do fundo americano Cowboy Ventures, levantou uma série de palavras na tentativa de encontrar uma ideal. Ao chegar no que significa uma empresa unicórnio, a procura acabou, se tornando a palavra usada até hoje para definir quem alcança o expressivo número.

Como é o modelo de negócio das empresas unicórnio?

As empresas unicórnio são startups espalhadas pelo mundo, com objetivos distintos, mas com um modelo de negócio muito parecido. Confira alguns fatores em comum:

Inovação sempre

A primeira palavra que todos pensam quando ouvem a palavra “startup” é inovação. E ela deve ser presente no negócio, regendo todas as decisões tomadas, desde método de trabalho até o funcionamento do serviço ou produto que é oferecido pela empresa.

As empresas unicórnio se destacam justamente por inovar do jeito certo, agradando seus clientes, atraindo investidores e mostrando um trabalho eficiente em um método novo de execução.

Tecnologia na ponta da língua

Para aplicar novos métodos e alternativas dentro de um mercado tão dinâmico, é necessário conhecer a tecnologia e antecipar tendências na sociedade. Por isso, faz parte da definição de uma empresa unicórnio observar como a modernidade avança no cotidiano das pessoas, buscando resolver problemas e trazer novas soluções.

Escalabilidade eficiente 

Um termo muito comum no mundo das startups é “escalabilidade”. Ela é a capacidade de expandir seu número de clientes sem aumentar seus custos na mesma escala. 

Essas empresas, portanto, têm custos de operação baixos para a capacidade de clientes que conseguem suportar. Para que isso ocorra, seus processos são muito bem pensados, o que proporciona esse aumento sem que haja problemas futuros e atrai investidores variados.

Cliente em primeiro lugar

Todo o processo de construção e adaptação de um produto oferecido por uma dessas empresas é pautado em como resolver as dores dos seus clientes da maneira mais prática e eficiente possível.

Vanguarda no setor

Empresas que buscam inovação devem estar sempre em vantagem ao que o mercado precisa, antecipando tendências e trazendo pioneirismo para seu setor. Muitas vezes, o produto desenvolvido sana necessidades que os próprios clientes não percebiam, ou faziam de um modo arcaico, e isso também é estar na frente.

Saber aprimorar ideias

E sair na frente não basta. Mais importante do que ser vanguarda, é se atualizar com cada tendência que surge, mostrando a capacidade de modernização do seu produto. 

Se reinventar a cada dia é preciso, já que a tecnologia é atualizada constantemente e os usuários migram com facilidade para outros produtos que oferecem mais funções, conforto e praticidade no seu uso e execução.

Cenário de incertezas

Inovar traz riscos constantes, já que a cada instante pode surgir uma ideia que traga mais benefícios do que a ideia anterior. Navegar em um cenário de incertezas faz parte do que é uma empresa unicórnio

Esse é um problema que pode ser sanado com diversos estudos de análise de mercado e um benchmarking bem executado, por exemplo. Uma startup deve tratar cada incerteza como uma oportunidade!

Cresça! Veja dicas para se tornar uma empresa unicórnio

Como já vimos acima, ser inovador e corajoso não basta para tornar a sua empresa uma unicórnio de sucesso. Confira algumas dicas para chegar lá!

Saiba investir na sua empresa

Planejamento é fundamental para quem deseja crescer exponencialmente. Por isso, ter em mente cada passo é o melhor caminho, afinal, você pode estar mais perto do seu objetivo do que imagina.

Tenha uma equipe engajada e genial

Nenhuma empresa se torna unicórnio sozinha. Conhecer sua equipe e ter pessoas hábeis e comprometidas no processo é fundamental para quem deseja crescer tanto. 

Mantenha o foco

Qual o seu produto e quais soluções ele oferecerá? Qual o público-alvo? Qual é a sua inovação? O caminho para ser um unicórnio é muito grande, e saber como chegar lá é fundamental. Analise cada possibilidade antes de tomar uma decisão, mantendo o foco sempre.

Entenda de investimentos

Uma empresa em crescimento é visada por muitos investidores, dos mais variados tipos. Nesse sentido, entender como eles funcionam pode fazer com que você não tome decisões erradas e complexas de serem resolvidas posteriormente.

Conheça o mundo jurídico

Se ter uma empresa faz com que muitos termos jurídicos passem a frequentar o seu cotidiano, imagina quando ela cresce rapidamente? Um erro pode custar uma fortuna! Portanto, além de ter profissionais preparados para te ajudar, entender como esse mundo funciona faz com que você tenha confiança em cada etapa.

Seu produto é a força da empresa

Seu produto é o que vai levar a sua empresa ao primeiro bilhão de dólares. Ele deve ser pensado para transformar-se em algo essencial para a vida do seu público-alvo. Conhecer, desenvolver e confiar no seu produto pode fazer a diferença entre uma ideia que deu certo ou não.

Enxergue oportunidades em tudo

Até seus erros podem ser oportunidades. Uma mentalidade inovadora busca enxergar oportunidades e transformá-las em sucesso a todo momento. 

Cresça com a Nexoos!

Com a Nexoos, você conta com apoio de investidores para fazer a sua ideia dar o salto que faltava! Conheça nosso modelo de negócio e simule um empréstimo com a gente.

Murilo Bássora

Compartilhe este Artigo   

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.